Prolongamento
"O 'bafo' que sentiu na Maia e o estabelecimento de rua justificam Soares Dias"
2022-04-01 11:35:00
Presidente do Grupo Stromp critica arbitragem nas páginas do jornal oficial do Sporting

O campeonato está de regresso após a pausa para os trabalhos das seleções nacionais, mas as queixas e críticas em relação às arbitragens não tiveram uma pausa, tendo sido frequentes nas últimas semanas, sobretudo desde Alvalade. O Sporting está no segundo lugar, com seis pontos de desvantagem para o FC Porto, que é líder, mas para o presidente do Grupo Stromp, Tito Arantes Fontes, as arbitragens recentes não podem ser esquecidas, sobretudo o trabalho de Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto.

Aludindo ainda ao dérbi da cidade do Porto, realizado no Estádio do Bessa, Tito Arantes Fontes diz, em artigo de opinião que assina no jornal oficial do Sporting e no site oficial do clube verde e branco, que encontra algumas razões que podem justificar as atuações de Artur Soares Dias em jogos do FC Porto.

"Ora, como justificar esse comportamento de Soares Dias? Uma das razões resulta certamente do 'bafo' que, na Maia, há uns cinco anos, sentiu de algumas personagens ligadas ao FC Porto, como é do domínio público", assinalou Tito Arantes Fontes.

Além disso, o responsável leonino Tito Arantes Fontes diz que o árbitro Artur Soares Dias tem um "estabelecimento comercial de rua e de porta aberta".

A somar a este conjunto de razões, Tito Arantes Fontes detalha ainda que "outra das causas assenta no facto de Soares Dias ser, de facto, um mau árbitro, no sentido que analisa mal os lances e que, consequentemente, ajuíza de modo errado".

Há poucos dias Baltazar Pinto, Juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, ex-diretor nacional-adjunto da Polícia Judiciária e antigo presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting referiu que Artur Soares Dias "é o pior árbitro português de sempre".

Na mesma entrevista, o juiz destacou ainda que o futebol nacional "quer se queira, quer não, está transformado num antro de tráfico de influências, corrupção, interesses por baixo da mesa".

As palavras do juiz têm dado que falar, sobretudo entre figuras ligadas ao universo verde e branco, isto numa fase em que o leão ainda tenta aproximar-se do FC Porto na tabela classificativa.

O FC Porto tem mais seis pontos que os atuais campeões nacionais. O Sporting não 'atira a toalha ao chão', admitindo que os azuis e brancos possam ceder pontos no que resta do campeonato até ao final, sobretudo pois a turma orientada por Sérgio Conceiçlão aind tem algumas saídas teoricamente complicadas, como o clássico no Estádio da Luz. Por seu turno, o Sporting tem também alguns embates de elevado grau de dificuldade, como a receção ao Benfica, no Estádio de Alvalade.