Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa têm reunido nos últimos tempos, na Mealhada, e a aproximação entre os responsáveis de Benfica e FC Porto, respetivamente, têm causado dúvidas no Sporting. Na passada sexta-feira, segundo alguma imprensa, Pedro Proença juntou-se à mesa aos dois presidentes e Carlos Xavier, antigo capitão dos leões, entende que seria necessário conhecer em detalhe o que ali se tratou.
O antigo internacional português estranha a reunião e, em jeito irónico, entende que podem ter abordado na reunião temas relacionados com a arbitragem portuguesa. "O almoço [entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa] deve ter sido para acabar com o VAR", indicou Carlos Xavier, salientando que esta tecnologia serviu para dar "verdade desportiva" nas provas de futebol.
"Não estão habituados a jogar com o VAR", comentou Carlos Xavier, em declarações na Sporting TV, alinhando pela mesma ideia de Manuel Fernandes de que é necessário que sejam conhecidos mais detalhes sobre a recente reunião entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa.
"Já houve um almocinho que ninguém falou mais. Se fosse o presidente do Sporting a almoçar com um dos outros presidentes dos outros dois clubes, era tudo colocado em dúvida", indicou Manuel Fernandes, que esteve presente no mesmo painel.
Sobre este almoço, o jornal A Bola chegou a referir, recorde-se, que Pedro Proença foi convidado mas esteve presente apenas "em parte" do repasto, sendo que "boa parte da reunião entre Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa decorreu sem a presença do presidente da Liga".
A reunião está a ser encarada como uma aproximação entre Benfica e FC Porto e os seus presidentes, que nos últimos anos têm estado de 'costas voltadas', depois de uma ligação mantida durante anos, sobretudo quando Luís Filipe Vieira era presidente do Alverca.
O encontro terá servido para Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira tratarem do momento do futebol nacional relacionado com as dificuldades que a pandemia de covid-19 veio criar aos clubes, nomeadamente a ausência de público das bancadas no último ano e meio.
Além disso, os clubes têm sido obrigados também à realização de testes que pesam na fatura, isto numa altura em que as dificuldades financeiras são várias para os cofres dos clubes.
Esta reunião de Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira ocorreu semanas depois de, com mais presidentes à mesa, Luís Filipe Vieira e Pinto da Costa já terem estado sentados na mesma mesa.