Prolongamento
"No Benfica ninguém fugiu para Vigo nem para Salamanca"
2022-07-05 10:35:00
"A partir dos emails o FC Porto até foi campeão. Se calharam não era. Até foram campeões", diz antigo vice das águias

O antigo vice-presidente do Benfica António Figueiredo não concorda que se façam comparações entre águias e dragões no que respeita aos processos dos emails e do Apito Dourado, respetivamente. Para o antigo dirigente do clube da Luz basta recordar que quando foi tornado público que as autoridades estavam a investigar o emblema encarnado, "ninguém fugiu para Vigo".

António Figueiredo lembra que o Benfica, que acabou por não ser pronunciado para julgamento no âmbito do processo E-Toupeira, viu sempre os seus dirigentes manterem as autoridades com informação sobre o respetivo paradeiro e aproveitou para enviar um recado em direção a Norte, dizendo que "hoje era impossível ficarem impunes" no âmbito do processo Apito Dourado.

"Naquela altura foi o que foi. As escutas foram autorizadas pelo juiz e tanto que a coisa esteve apertadinha que aqui no Benfica ninguém fugiu para Vigo. Nem para Vigo nem para Salamanca. Não fugiu ninguém. Ficamos cá todos. No Benfica ficou toda a gente", afirmou António Figueiredo.

Por outro lado, o antigo vice-presidente do clube da Luz rejeitou a teoria de que Luís Filipe Vieira tenha saído do cargo de presidente no âmbito do chamado processo dos emails.

António Figueiredo referiu que Luís Filipe Vieira deixou as funções na cúpula diretiva do clube benfiquista e da SAD na sequência da detenção por parte das autoridades no âmbito de um processo relacionado com a vida empresarial.

"O presidente não caiu por causa dos emails. Caiu por causa dos emails?", questionou António Figueiredo, acrescentando ainda que no tempo em que o processo dos emails surgiu nem mesmo Pedro Guerra deixou o clube e manteve-se como colaborador da Benfica TV.

"O Pedro Guerra, que eu saiba, foi colaborador do Benfica até ao mês passado", lembrou António Figueiredo, em declarações no canal de televisão CMTV.

"A saída do presidente não teve nada que ver com os emails. Teve que ver com determinada atuação da Justiça", insistiu António Figueiredo, apontando ainda indicações de que o FC Porto quebrou a hegemonia das águias nos últimos anos por conta da divulgação de correspondência eletrónica dos encarnados.

"A partir dos emails o FC Porto até foi campeão. Se calharam não era. Até foram campeões", disse António Figueiredo, referindo ainda, em jeito sarcástico, que, para o FC Porto, "antes do Apito Dourado é que foi bonito."

António Figueiredo falou desta situação na sequência de uma questão feita a respeito da correspondência eletrónica do Benfica que foi passada no Porto Canal durante várias emissões.