Prolongamento
"Ninguém nos dá nada. FC Porto empatou ali em Famalicão. O VAR é que os safou"
2021-08-30 15:45:00
"Não gosto de falar nos árbitros mas tenho de falar", diz Manuel Fernandes

O Sporting atrasou-se na corrida ao título uma jornada antes de receber, em Alvalade, o FC Porto no sempre palpitante clássico. O Benfica é agora líder com avanço de dois pontos para cada um dos rivais, que ficam olhos nos olhos na próxima ronda, no reduto verde e branco. Para Manuel Fernandes, o leão escorregou nesta ronda por culpa própria mas não deixa fora desta 'equação' o trabalho do árbitro Fábio Veríssimo.

"Não gosto de falar nos árbitros mas tenho de falar. Em 15 minutos mostra cinco amarelos em faltas que nem se pode dizer que fossem grosseiras. Não compreendo, sinceramente. Quer se queira, quer não, isso faz mossa. É uma vergonha o que Fábio Veríssimo fez", criticou Manuel Fernandes, desagradado com o trabalho da equipa de arbitragem. De resto, Rúben Amorim também lamentou o critério de amarelos a Palhinha. "Com alguma facilidade o Palhinha leva amarelo", disse o treinador dos campeões nacionais.

O árbitro da Associação de Futebol de Leiria, Fábio Veríssimo, terminou a partida de Famalicão com oito cartões amarelos mostrados, sendo que, desses, cinco foram a jogadores dos campeões nacionais. No primeiro quarto de hora do encontro, Fábio Veríssimo mostrou quatro cartões, dois a cada equipa.

"Mostrou amarelos ao Sporting e ao Famalicão muito cedo, sem razões aparentes", referiu, deixando ainda críticas à forma como o Sporting abordou a partida no Minho.

"O Sporting estava confiante em demasia de que as coisas iam aparecer. Ninguém nos dá nada, temos que procurar as coisas. Notei um excesso de confiança. Quem não estiver em condições que diga ao treinador [Rúben Amorim]. O Sporting tem soluções".

Em declarações na Sporting TV, o antigo avançado do Sporting aproveitou para lembrar que o FC Porto, outro dos candidatos ao título, sentiu dificuldades frente à equipa de Ivo Vieira em Vila Nova de Famalicão.

"O FC Porto empatou ali 2-2 [dragões venceram por 2-1] só que aquele golinho veio o VAR que os safou [referência a um golo anulado, no período de descontos, por fora de jogo de um jogador do Famalicão]. O Famalicão não é uma equipa qualquer, já demonstrou isso ao longo dos últimos três anos", comentou.

Manuel Fernandes apelou ainda aos sportinguistas para não desanimarem. "Os sportinguistas não podem entrar em pânico. O Sporting tem um treinador e uma estrutura que apoiam e quando é preciso chama os jogadores à atenção".

Presente no debate televisivo, Carlos Xavier, também ele antigo jogador dos leões, aproveitou para referir que a caminhada dos leões no campeonato "não vai ser igual ao ano passado".

"Não vai ser. Há muitas manobras. Somos o alvo a abater. Os cartões no início do jogo acontecem porque os árbitros não assistem a jogos do futebol inglês. Têm que aprender".

O empate do Sporting em Famalicão a uma bola atrasou os leões na corrida pelo título, estando agora em igualdade pontual com o FC Porto. Leões e dragões estão a dois pontos da liderança isolada do Benfica, que tem 12 pontos somados.