Prolongamento
"Não vou fazer o choradinho da arbitragem"
2022-05-09 12:55:00
"Quem tiver consciência sabe como é que o campeonato se passou", diz ex-vice-presidente do Benfica António Figueiredo

O FC Porto é campeão nacional, o Sporting termina em segundo lugar e ao Benfica caberá a função de fechar o pódio na terceira posição, situação que desagrada aos adeptos do clube da Luz, que também têm feito 'mira' ao trabalho dos árbitros. Rui Pedro Braz, diretor geral do Benfica, já veio a público criticar as arbitragens e prometeu que o Benfica "não se vai calar perante o que tem sido uma falta de respeito constante e o ataque à instituição". Por isso, de agora em diante, em relação ao trabalho dos árbitros, as águias prometem críticas frequentes, se se sentirem prejudicadas.

No entanto, uma posição contrária a respeito desta situação tem António Figueiredo, antigo vice-presidente do emblema da Luz, salientando que não vai alinhar na lógica de justificar a época das águias em 2021/22 com a atuação das equipas de arbitragem, pese embora reconheça que as águias têm algumas razões de queixa, nomeadamente no lance de golo anulado ao uruguaio Darwin Núñez no clássico frente ao FC Porto, no Estádio da Luz, que acabaria por valer a conquista do 30.º título de campeão aos portistas.

"Não vou fazer o choradinho da arbitragem", assegurou António Figueiredo, realçando que as pessoas compreendem como é que o campeonato da I Liga se foi desenrolando ao longo da época.

"Quem tiver consciência sabe perfeitamente como é que o campeonato se passou", afirmou o ex-dirigente António Figueiredo, não deixando, contudo, de realçar que há mérito na conquista do campeonato por parte da formação do FC Porto, liderada por Pinto da Costa e treinada por Sérgio Conceição.

"O FC Porto ganhou porque foi melhor, ganhou e fez mais pontos", disse o antigo vice-presidente do Benfica, sustentando que as análises e avaliações ao trabalho dos árbitros ao longo da temporada será feito por outras figuras do futebol.

"Isso ficará para umas almas mais iluminadas discutirem as questões de arbitragem", indicou António Figueiredo, que falava em declarações no canal de televisão CMTV.

Ainda assim, a respeito das questões de arbitragem, o antigo vice-presidente do clube encarnado, lamentou que o VAR ainda vá gerando algumas situações polémicas no futebol português.

"Foi feito um grande investimento para trazer mais seriedade ao futebol, fundamentalmente e todos estivemos sempre de acordo de que nos fora de jogo o VAR veio trazer uma nova verdade", disse António Figueiredo.

Todavia, o antigo dirigente das águias espera que sejam captados "os frames exatos" para avaliar os lances de fora de jogo. "Mas que sejam apanhados os frames exatos. Porque se não forem apanhados...", lamentou o antigo vice-presidente do Benfica.