Prolongamento
"Não têm tanto medo de apitar em Alvalade como em determinados campos no Norte"
2021-08-16 17:00:00
Manuel Fernandes pede ao Conselho de Arbitragem para apostar em jovens

O Sporting saiu de Braga com os três pontos na bagagem mas, em Alvalade, a arbitragem de Luís Godinho não caiu bem. Manuel Fernandes, uma das lendas do emblema verde e branco, deixa duras críticas ao árbitro e revela que o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol deveria ter em atenção algo que acontece, segundo Manuel Fernandes, quando as equipas de arbitragem dirigem jogos em alguns campos no "Norte" do país.

"O árbitro teve medo de muita coisa", afirmou o antigo avançado internacional português, referindo que os "árbitros têm medo de apitar em determinados campos no Norte". "Em caso de dúvida, vai para a equipa da casa. Isto tem de mudar. Coloquem jovens árbitros a apitar que eles não têm medo", aconselhou Manuel Fernandes.

O antigo avançado declarou ainda que o "Luís Godinho até é um bom árbitro mas não pode [a atuar] estar em função do que acontece no jogo". "Tem de ter personalidade. Ele foi muito pressionado por vários jogadores do SC Braga, muito pressionado".

Em comentário na Sporting TV, Manuel Fernandes salientou que os árbitros têm de perceber as dinâmicas do jogo. "O futebol é jogado com intensidade, sem medo de magoar. Mas não é o caso. O árbitro tem de pensar pela cabeça dele e muitos não pensam, pensam no ambiente".

O ex-goleador do Sporting deu um exemplo daquilo que diz ter visto acontecer na partida da Pedreira, realizada no passado sábado. "Deu um amarelo ao Adán devido aos gritos que já se ouviam há muito tempo."

Indignado, Manuel Fernandes diz que já viu guarda-redes em Alvalade "a fazerem coisas vergonhosas" e não encontra semelhança naquilo que fazem aos jogadores do Sporting.

"O guarda-redes do Vizela, por exemplo, brincou com o árbitro, brincou com o árbitro. Em Alvalade passa tudo mas nestes campos, eles não têm tanto medo de apitar em Alvalade como em determinados campos no Norte".

No comentário feito na televisão oficial do clube verde e branco, Manuel Fernandes atirou ainda críticas para os órgãos de comunicação social, lamentando as perguntas feitas a Rúben Amorim após o jogo de Braga.

"Temos que estar atentos à comunicação social. Nunca realçam tanto as vitórias do Sporting como realçam as dos outros candidatos ao título. É uma diferença abismal, incrível", disse, acrescentando: "Querem arranjar um enredo qualquer de que o Sporting se calhar foi feliz".

Para Manuel Fernandes, o Sporting enfrentou um SC Braga que foi "uma vergonha" na forma como se apresentou em campo. "Se eu fosse sócio do SC Braga tinha vergonha de ver o SC Braga jogar como jogou nos primeiros 50, 60 minutos".