O FC Porto segue invicto na temporada mas a recente vitória em Famalicão foi à tangente e, no período de descontos, pôde ver-se Sérgio Conceição irritado no banco de suplentes e dirigir-se a Luís Gonçalves com um ar de insatisfação na sequência de um golo, que daria o empate aos minhotos, mas que acabou por ser anulado pelo videoárbitro. No começo da jogada, Zaidu perdeu a bola e depois acabou por não travar o ataque do Famalicão e Maniche deixa duras críticas ao nigeriano.
Numa análise à reação de Sérgio Conceição, Maniche entende que o treinador do FC Porto, daquilo que viu, quis mostrar ao diretor geral dos dragões que precisa de reforços para as laterais. "Ficou bem patente que o FC Porto precisa de dois jogadores para a lateral esquerda. Ficou bem patente na reação de Sérgio Conceição após o golo do Famalicão que acabou por ser anulado", insistiu.
Maniche, antigo jogador campeão europeu pelos dragões, realça que foi isso que pensou ao ver a reação de Sérgio Conceição e diz não compreender as razões para o FC Porto não reforçar aquele setor.
"Não adivinho nem sou bruxo mas é provavelmente o que me vem à cabeça [ao assistir à] expressão do Sérgio. Exigir esse lateral que não lhe deram. Não sei o porquê. O FC Porto pode estar com problemas financeiros porque, de resto, não sei mais de algum motivo para que não o faça".
Em declarações no canal 11, Maniche disse ainda que Zaidu "não tem culpa de jogar o que tem jogado". "Ele joga o que sabe. Eu acho é que é curto para a exigência do FC Porto. Ando dizer isto desde que saiu o Alex Telles. Já não digo que encontre um jogador à altura mas que se aproxime. E não é o caso. Tanto o Zaidu como Manafá... O FC Porto não tem mais."
O ex-médio portista diz que nada o move contra Zaidu e Manafá mas não acredita que estes possam ser solução. "Nada contra eles, só falo de factos. Estes não dão conta do recado. Uma coisa é ser regular no Santa Clara numa época. Mas ser regular no Santa Clara não chega para ser muito bom no FC Porto, dentro daquilo que estou habituado a ver".
Em relação a Zaidu, Maniche diz que o esquerdino "não teve formação" enquanto jogador." É notório. Querem pintar uma situação que não vai acontecer. Se tivesse existido evolução, mas o Sérgio Conceição vê que ele não vai evoluir mais."
Além disso, Maniche refere que os adversários do FC Porto já perceberam que é pelo lado esquerdo da defesa portista que podem encontrar caminhos para a baliza. "Reparem que os adversários já notaram essas debilidades e já dão de barato e vão pela esquerda", disse Maniche que aproveitou ainda para deixar elogios para um jogador do FC Porto que lhe tem agradado.
"Toni Martínez é um jogador que está sempre disponível. Sempre que é chamado mostra que está disponível para a equipa. Não comparo o Toni Martínez ao Marega. Gosto mais deste".