Naming do Estádio da Luz está a ser negociado pelo Benfica com empresas internacionais
O naming do Estádio da Luz vai avançar e o Benfica poderá ter novidades em breve. Tema recorrente no que ao clube da Luz diz respeito, a venda do nome do estádio é uma das prioridades do clube, segundo esclareceu Nuno Catarino, responsável financeiro da SAD do Benfica.
Em declarações ao jornal A Bola, Nuno Catarino confirmou que o Benfica já definiu quanto quer ganhar com um contrato de naming do Estádio da Luz.
No entanto, esse valor não é para já divulgado, uma vez que a direção liderada por Rui Costa optou por manter a informação confidencial. O líder financeiro destacou que o valor anual de um contrato de naming para o estádio está definido, mas que por razões de negociação não pode ser divulgado ainda.

Não obstante essa informação ficar no segredo dos deuses, há muitos detalhes que Nuno Catarino divulga. E não são apenas uma mera opinião, ou um sonho, como o novo estádio da Luz com 120 mil lugares, um desejo do vice-presidente do Benfica Rui do Passo.
Naming do Estádio da Luz: O que se sabe?
As mais recentes informações sobre o naming do Estádio da Luz permitem entender o processo.
Assim, eis o que já se sabe neste momento.
Tempo de contrato de naming do Estádio da Luz
Antes de tudo, o contrato de naming do Estádio da Luz terá uma duração entre cinco a dez anos, dependendo das negociações com as marcas interessadas.
Ou seja, o Benfica está a considerar parcerias de longo prazo, tendo em vista um compromisso sólido com a empresa que adquirir os direitos de naming.
Negócio impossível para empresas portuguesas
O Benfica tem mantido conversas com marcas internacionais, uma vez que o valor que o clube pretende encaixar com o naming do estádio não pode ser suportado por uma empresa portuguesa
Ou seja, segundo Nuno Catarino, é pouco provável que uma empresa portuguesa consiga suportar um investimento dessa grandeza. Assim, o líder financeiro revelou que o clube não está confiante em encontrar uma marca nacional que atenda às expectativas financeiras.
Melhorias do Estádio da Luz relacionadas com quanto o Benfica vai ganhar com o naming
Por outro lado, as obras previstas para o Estádio da Luz, com aumento de capacidade até 70 mil lugares, bem como outras intervenções na infraestrutura, vão valorizar o recinto. E, desse modo, também o valor do naming.
Nesse sentido, as melhorias nas infraestruturas podem tornar o estádio mais atrativo para potenciais investidores, justificando o valor ambicioso que o Benfica pretende para o naming.
Quando será anunciado o naming da Luz?
O processo de negociação pode demorar. É possível que haja avanços em breve, mas também existe a possibilidade de que o anúncio do naming só aconteça dentro de um ano.
Ao mesmo tempo, Catarino reforçou que o Benfica não está disposto a aceitar um valor abaixo do que considera justo para o naming do estádio.
E por isso é pouco provável que haja qualquer anúncio nos próximos meses.
Quanto o Benfica pode encaixar com o naming da Luz?
Nuno Catarino deixou claro que o Benfica não pretende “vender o naming por menos do que merece”. Acresce que o Benfica quer garantir que o contrato de naming reflita a dimensão do clube e do próprio recinto.
Por sinal, relativamente a esta matéria, há valores que foram sendo conhecidos no passado. Aliás, na verdade, a venda do naming do Estádio da Luz já tem um histórico, desde os tempos em que Luís Filipe Vieira era presidente do Benfica.
Mais tarde, em meados de 2023, apontava-se para um valor a rondar os 10 milhões de euros por época, para um contrato de 10 anos, com um encaixe total de 100 milhões de euros.
O Benfica ponderou o negócio, mas nunca avançou porque não encontrou uma parceria que defendesse os seus interesses. Domingos Soares de Oliveira, na época CEO da SAD, abordou por diversas vezes o assunto do naming do Estádio da Luz, numa lógica de prospeção de mercado.
Agora, com as necessidades de financiamento por parte do Benfica, o tema volta a ser prioritário.
Aliás, o assunto é comum a todos os clubes: necessidades de financiamento e negócios de naming. Em 2019, também o Sporting colocou esse negócio em cima da mesa.
O que é o naming de um estádio?
O naming do Estádio da Luz ou de qualquer estádio é uma prática de marketing em que uma empresa ou marca adquire os direitos de associar o seu nome a um espaço, evento ou equipamento.
No caso de estádios, o naming envolve a atribuição do nome da marca ao estádio, como, por exemplo, “Allianz Arena” (Munich) ou “Etihad Stadium” (Manchester).
Imaginando um cenário em que o Benfica vendia o naming à Emirates, empresa que patrocina o equipamento das águias, o Estádio da Luz poderia chamar-se “Emirates Stadium”, por exemplo.
Objetivo do naming
O objetivo do naming é dar mais visibilidade à marca e ajudá-la a fortalecer a sua presença no mercado.
Quando uma marca associa o seu nome a um estádio ou evento, ganha uma exposição constante, seja nas transmissões televisivas, nas redes sociais ou na cobertura mediática.
Para os clubes, a finalidade é clara: gerar uma receita extra que pode ser usada para melhorar infraestruturas, reforçar plantéis ou investir em projetos de desenvolvimento.
Benefícios para o clube
Para o clube, o naming é uma fonte de receita adicional. Alguns clubes portugueses já o fazem, em recintos desportivos para modalidades, ou nos centros de estágio.
Exemplos de Naming
Alguns exemplos incluem o estádio do Barcelona (que passará a chamar-se “Spotify Camp Nou”) e o Emirates Stadium (do Arsenal). Estes contratos envolvem valores elevados e têm durações que variam entre 5 a 20 anos.
Importância Estratégica
O naming do Estádio da Luz não é apenas uma transação financeira, mas também uma estratégia de branding.
A marca escolhida deve alinhar-se com os valores do clube e do estádio, criando uma parceria que beneficie ambas as partes.