Prolongamento
"Muitos jogadores do Manchester United nem conhecem o Rúben Amorim"
2021-11-23 16:45:00
"Liderar um projeto no Sporting ou no Manchester United é totalmente diferente", diz Maniche

Campeão nacional pelo Sporting, interrompendo um jejum de quase 20 anos, Rúben Amorim é uma espécie de talismã para o atual clube de Alvalade, com os adeptos rendidos ao seu trabalho. Muitas têm sido as figuras ligadas aos leões que não negam que pretendem que o treinador permaneça no clube por muitos e longos anos e o próprio Rúben Amorim já colocou essa ideia na cabeça. "Queremos os jogadores por muito tempo. O treinador quer ficar e vai ficar muito tempo. Terá a oportunidade no futuro, se Deus quiser, de voltar a renovar".

O trabalho de Rúben Amorim não passa despercebido e o nome do técnico começa a ser 'ventilado' a alguns 'tubarões' europeus, como tem sido o caso do Manchester United, na sequência da saída, devido aos maus resultados, do norueguês Ole Gunnar Solskjær. Só que, para Maniche, antigo médio internacional português, que chegou a representar o clube de Alvalade, ainda é 'cedo' para colocar Amorim em rotas desse tipo, prevendo que o técnico possa permanecer em Alvalade mais alguns anos.

"Não é tirar a qualidade ao Rúben Amorim, atenção, mas liderar um projeto como o do Sporting nada tem que ver com o do Manchester United. Independentemente de estar bem ou mal, a obrigação é ganhar todos os jogos. O Sporting não lutava para ir à Champions e agora é que já está a ir numa onda, com todo o mérito."

"Nada a dizer do trabalho de Rúben Amorim, do seu talento para treinar - e quiçá daqui a um ano, ou dois ou três quando ele quiser e o Sporting entender também - outro grande clube. Agora, eu acho é que para treinar estas equipas, é preciso liderança", referiu o antigo centrocampista internacional português.

Em declarações no canal 11, Maniche disse ainda que liderar um balneário com vedetas como o Manchester United não é tarefa "fácil". "Não é fácil lidar com jogadores milionários, não é fácil liderar jogadores que já têm um currículo muito, muito vasto e quanto mais com egos acima da média", acrescentou Maniche.

Sem se deter, o antigo centrocampista insiste que não é tempo de Amorim deixar o emblema lisboeta. "Rúben Amorim tem potencial para treinar no futuro uma equipa como o Manchester United? Aí digo que sim. Agora, liderar um projeto no Sporting ou no Manchester United é totalmente diferente. Totalmente diferente".

A este respeito, Maniche diz mesmo que acredita que o nome de Rúben Amorim pouco dirá aos jogadores do emblema de Old Trafford. "Há muitos jogadores do Manchester United que, provavelmente, nem conhecem o Rúben Amorim, com todo o respeito. Isso é normal."

"Liderar um projeto como o Manchester United, onde há pressão atrás de pressão, não é que o Sporting não tenha, mas é totalmente diferente, os dinheiros envolvidos, as transferências, os egos dos jogadores. Não vou falar em táticas. Nisso o Rúben Amorim é muito bom, naquilo que acredita e que já construiu e tudo mais. Há aqui outras situações. Existem outros valores, crenças e princípios. O treinador só se faz se os jogadores quiserem, nada mais que isso", insistiu Maniche, lembrando que até Mourinho quando foi para Madrid teve dificuldades com a liderança no balneário dos 'merengues'.

"O Mourinho no Real Madrid teve dificuldades com os egos", recorda Maniche, que trabalhou com José Mourinho durante a sua carreira, tendo mesmo conquistado uma edição da Liga dos Campeões e outra da Taça UEFA com o 'Special One'.