Prolongamento
"Mourinho é cartomante e adivinhou o que ia suceder no Benfica. E no Tottenham?"
2022-01-10 21:40:00
"Ninguém pode fechar os olhos", reage Octávio em defesa de Jesus

O futebol português ficou a conhecer, recentemente, o teor de algumas conversas que foram intercetadas pelas autoridades a Luís Filipe Vieira no âmbito da investigação Cartão Vermelho. Entre outras coisas, foram reveladas trocas de informação onde, alegadamente, José Mourinho terá tentado impedir o regresso de Jorge Jesus ao comando técnico das águias, tratando-se de algo que "é grave" no entendimento de Octávio Machado que, em defesa do ex-treinador do Benfica, deixa um duro ataque ao 'Special One'.

"Condenar veementemente a tentativa de branqueamento de uma situação extremamente grave", afirmou Octávio Machado, explicando as razões que o levam a considerar este acontecimento como "grave". "Não são umas pessoas quaisquer. Um é o maior empresário a nível nacional e mundial segundo constam e rezam alguns escritos. E o outros é o 'Special One', o treinador português com maior prestígio", comentou o antigo treinador de Sporting e FC Porto.

Para o ex-técnico Octávio Machado, que viu Mourinho rendê-lo, há uns anos atrás no FC Porto, "impedir um colega ou tentar impedir a entrada de um colega num clube é qualquer coisa de inadmissível e impróprio".

Por outro lado, o antigo técnico diz que isto "não se faz" e é "triste" mas não causa admiração por parte de Octávio Machado, que recorda episódios do passado do treinador que atualmente está na Roma, de Itália.

"Se no passado longínquo houve uma situação com o Benfica, naturalmente desagradável, se houve, posteriormente, outra situação em que assinou por um clube que tinha um treinador com dois anos de contrato, era jovem, ambicioso, tinha problemas financeiros. Agora neste momento? Neste momento?", interrogou Octávio Machado, aconselhando José Mourinho a olhar pela sua própria carreira.

"É um treinador que nos últimos tempos tem tido muitas chicotadas psicológicas, ao contrário de outros. Até há quem diga que é o treinador mundial com maior nível de indemnizações. Terá [auferido] mais em indemnizações do que, se calhar, todos os treinadores portugueses ganham em 10 anos. E a sua influência chega ao ponto de interpelar o Jorge Mendes".

A este respeito, em declarações na CMTV, o antigo treinador Octávio Machado sustentou ainda que "mais grave que isso" é ter indicado "um treinador estrangeiro".

"É de uma gravidade enorme. No entanto, para alguns, é cartomante e adivinhou o que ia acontecer no Benfica, adivinhou. Meu Deus do céu. Então não adivinha ou adivinha e quando vai, por exemplo, para o Tottenham já sabe que efetivamente chega a meio do contrato e recebe o contrato inteiro. Será assim? Eu não penso que seja assim".

Dando seguimento à sua crítica a respeito deste tema, Octávio Machado apontou ainda para a necessidade de se fazer uma reflexão, até porque "ninguém pode fechar os olhos". "É condenável", frisou o ex-treinador.