Prolongamento
Morreu Valdiram, ex-jogador do Belenenses que contava 36 anos
2019-04-22 15:20:00
Antigo futebolista caiu numa espiral de dependências, tornou-se sem-abrigo e morreu neste sábado   

“Já fiz a alegria de uma torcida. Tive o nome cantado no Maracanã. Hoje estou aqui”, disse há um ano Valdiram, numa frase que resume os extremos de uma vida que termin aos 36 anos. “Aqui” eram as ruas de São Paulo, onde vagueava como sem-abrigo.

Valdiram foi encontrado sem vida, no passado sábado, naquela cidade brasileira, segundo comunicado do Vasco da Gama, clube onde mais se notabilizou. 

“O Club de Regatas Vasco da Gama comunica, com pesar, o falecimento do ex-atacante Valdiram. Ele tinha 36 anos. Seu corpo foi identificado neste sábado, em São Paulo”, pode ler-se.

As causas da morte são desconhecidas, mas a imprensa brasileira dá conta de que havia marcas de espancamento no corpo.

Valdiram chegou ao Vasco em 2006. Em Portugal, jogou no Belenenses, em 2003/04, numa das raras aventuras no estrangeiro. Teve inúmeros clubes, mas foi no Vasco que se tornou ídolo dos adeptos, com 14 golos marcados na temporada de 2006/07.

Esses tempos eram as melhores memórias de um passado em que teve o mundo a seus pés. Desceu à terra e chegou a dormir no chão, ao lado de ex-traficantes.

Chegou ao extremo de uma história destinada a acabar assim. Valdiram teve uma vida de vícios, de drogas e de alcoolismo, que lhe travaram a carreira. A sua casa chegou a ser a marquise de um restaurante falido, em Bonsucesso, um bairro do Rio de Janeiro.

Procurou ajuda, mas não foi bem sucedido e seguiram-se recaídas atrás de recaídas. A família não o apoiou e era nos subúrbios que lutava pela sobrevivência, "a beber cachaça", a única coisa que conseguia pagar, contava.

Foi o Vasco da Gama que lhe estendeu a mão. “Em fevereiro de 2018, ao tomar conhecimento de que Valdiram vinha dormindo na rua, após dar como vencida uma batalha contra as drogas e o alcoolismo, o Clube conseguiu junto a uma conceituada clínica médica do Rio de Janeiro que o ex-jogador pudesse se tratar gratuitamente e retomar a vida. Valdiram ficou internado durante quatro meses, deixando a clínica no dia 23 de junho”, explica o clube.

Mas essa tentativa de reabilitação terminou sem sucesso, como todas as outras. A história de vida de Valdiram chegou ao fim, de forma trágica.