Prolongamento
Martínez preocupado com adepto do Sporting. “Que enorme atitude”, conta auxiliar
2021-09-13 18:30:00
Árbitro auxiliar do Sporting-FC Porto relata história que envolve o avançado do FC Porto

“Talvez eu não me devesse meter nisto, mas como as atitudes boas são de louvar, vou aqui contar um 'pormaior' que ainda não vi retratado em lado nenhum (provavelmente porque ninguém reparou...)”, começa por escrever André Campos, no seu espaço nas redes sociais, no início do relato sobre a atitude de Toni Martínez, avançado do FC Porto, aquando da queda do adepto do Sporting.

Logo após o golo de Nuno Santos, e durante os festejos, um adepto do Sporting caiu na bancada sul do Estádio José Alvalade, tendo sido transportado para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O incidente gerou uma onda de revolta com um fotógrafo, segundo o árbitro auxiliar. E o avançado espanhol Toni Martínez foi o mais impetuoso nos protestos para com aquele profissional.

“Passados um minuto ou dois do golo do Sporting, reparei que os jogadores do FC Porto (que já estavam a aquecer atrás de mim...) se pegaram numa discussão acesa com alguém, junto à linha de baliza. Julguei que tivesse acontecido o que é mais 'normal' nestes momentos: uma boca 'foleira' ou que alguém tivesse atirado alguma coisa”, escreve.

O árbitro auxiliar conta ainda que “assim que o jogo parou”, correu para o local onde decorria essa discussão, “na tentativa de acalmar” os ânimos. E notou que os jogadores do FC Porto “estavam furiosos com um fotógrafo atrás dos painéis publicitários”.

“Sem perceber bem o motivo, lá os consegui demover e foi nesse momento que o Toni Martínez (claramente o mais furioso e impetuoso...) me disse: 'Caiu um adepto lá de cima e ele está a tirar fotografias ao rapaz!'”, relata o auxiliar.

“Foi nessa altura que olhei para a bancada vazia e vi as equipas médicas a chegar (eu nem tinha dado por nada...). Um adepto que não é da equipa dele. Num estádio que não é da equipa dele. Num país que não é o dele. Que enorme atitude. Por ter sido 'invisível' e por me ter tocado particularmente, fica aqui a partilha ' arriscada'", relata André Campos.

O incidente ocorreu na bancada do Estádio de Alvalade logo após o primeiro golo do clássico, marcado por Nuno Santos. Luis Díaz viria a repor a igualdade, na segunda parte. Com o empate e divisão de pontos, Sporting e FC Porto passaram a somar 11 pontos e estão a quatro pontos do Benfica, que lidera.