Prolongamento
"Máquina de propaganda funciona. João Mário já tem lugar na Seleção. É curioso"
2021-08-11 09:50:00
"João Mário é outro perfume. Sporting tomou uma opção", lamenta Fernando Mendes

A época do Benfica corre na perfeição para o plantel encarnado que soma por vitórias todos os jogos oficiais realizados. De todos os jogadores que se vão mostrando neste arranque de temporada, João Mário tem sido aquele que aparece em maior destaque. O internacional português 'pegou de estaca' e vai encantando os adeptos e Jorge Jesus.

O centrocampista, que chegou à Luz como um jogador livre, depois de rescindir contrato com o Inter de Milão, alinhou na última época em Alvalade e ajudou o leão a conquistar o título e a Taça da Liga. Apesar disso, não conseguiu convencer Fernando Santos a levá-lo ao Campeonato da Europa de 2020, que se jogou neste ano. 

Atualmente, a crítica recoloca João Mário na porta da Seleção Nacional e Fernando Mendes nota que a "máquina de propaganda" encarnada está a funcionar em relação a um jogador que realizou dois jogos de nível frente a um Spartak "fraco".

"Com todo o respeito, o Benfica apanhou uma equipa fraca [Spartak]. Viu-se. É uma equipa fraca. Esta equipa no futebol português lutava pelo meio da tabela. É uma equipa fraca. O Benfica passa com toda a justiça e o adversário deverá ser agora mais difícil", salientou, aludindo ao PSV.

Em relação a João Mário, Fernando Mendes que que "é um jogador muito inteligente" e não concorda que tenha saído do Sporting. "Para mim, nunca tinha saído do Sporting. É um jogador muito acima da média. O Sporting tomou a sua opção. Espero que João Mário não ganhe muita coisa. É um jogador diferente e muito inteligente. Vê-se que ele não precisa correr muito para colocar a equipa do Benfica a jogar melhor".

Só que Fernando Mendes nota que a crítica está a falar de João Mário com termos e uma abordagem que não notou na última época, quando o médio jogava de leão ao peito.

"O que o João Mário fez nestes jogos [pelo Benfica] fez na maior parte do tempo na época passada com a camisola do Sporting. E é curioso como a máquina de propaganda funciona de forma fantástica. João Mário vai à Seleção e ao Europeu? Não, quando vestia a camisola do Sporting. Não tinha capacidade para isso. Agora, fez dois jogos contra a equipa fraquinha do Spartak, e atenção que eu adoro o João Mário, é diferente, já tem lugar na Seleção. É curioso", observou.

Fernando Mendes diz que não compreende esta mudança de abordagem em relação às análises às exibições de João Mário. "Não viam os críticos? Não tinha andamento para a Seleção. Agora, já tem lugar na Seleção. É curioso", insistiu, em comentário na CMTV.

O antigo jogador salientou ainda que o meio-campo do Benfica com João Mário e Weigl tem outra sintonia. "Com Weigl e João Mário não há pontapé para a frente. Sai tudo jogadinho. Não há a correr como o Taarabt ou como o Gabriel fazem. O Gabriel e o Taarabt não são maus jogadores. Só que perdem bolas, perdem bolas, arriscam. Estes não. Sabem o que estão a fazer".