O Supremo Tribunal de Justiça condenou o FC Porto a pagar ao Benfica cerca de 770 mil euros por causa dos Emails. Assim, Mauro Xavier diz que esta é “maus uma para o legado de Pinto da Costa” e admite que os dragões podem pagar “em moedas de cêntimo”, se quiserem.
O gestor e conhecido benfiquista ficou satisfeito com a decisão dos tribunais em condenar o FC Porto ao pagamento de uma indemnização por conta do casos dos Emails.
Assim, Mauro Xavier considera que esta decisão da Justiça “confirma que os dragões se apropriaram ilegalmente de 10 anos de comunicações internas do Benfica”.
Deste modo, o benfiquista realça que as “teorias da conspiração” portista não foram validadas pelos tribunais que agora obrigam o FC Porto a pagar ao Benfica.
“Mais uma para o legado de Pinto da Costa. Podem pagar em moedas de um cêntimo”, referiu Mauro Xavier, em mensagem deixada nas redes sociais.
“Podem pagar em moedas”, indica Mauro Xavier
Além dessa nota, o benfiquista também comentou o comunicado do FC Porto, em que os portistas criticam os rivais que não lamentaram a morte de Pinto da Costa.
Mauro Xavier vê o FC Porto a querer “impor uma visão unilateral da história”. Assim, isto “apenas reforça a desconexão entre o FC Porto e uma parte significativa da comunidade desportiva”.
“O respeito não se exige; conquista-se através de ações e valores”, apontou Mauro Xavier, deixando mais reparos ao comunicado do FC Porto.
“Em vez de comunicados que dividem, seria mais construtivo promover uma cultura de transparência e fair-play, reconhecendo os erros do passado e trabalhando para um futuro mais íntegro no desporto português”, aconselhou o benfiquista.
Em conclusão, Mauro Xavier deixou uma provocação. “Mas sabemos que não vai por aí”, vincou o benfiquista.
O comunicado do FC Porto vincava uma frase do “Cântico Negro”, de José Régio que Pinto da Costa gostava de citar: “Sei que não vou por aí”.
Segundo a nota informativa, o clube liderado por André Villas-Boas referiu que “o FC Porto continuará a ganhar dentro e fora do campo”. Contudo, “outros – por medo, insegurança ou sobranceria – continuarão a acumular derrotas”.
“Em vez de comunicados que dividem, seria mais construtivo promover uma cultura de transparência e fair-play. Mas sabemos que não vai por aí”
Pinto da Costa morreu aos 87 anos de idade. Muitas foram as manifestações de dor com o falecido, familiares e FC Porto. Porém, nem Benfica, nem Sporting emitiram qualquer nota sobre a morte da histórica lenda portista.
Do lado encarnado e leonino já foram dadas justificações por antigas figuras do dirigismo destes emblemas. O Benfica está “sentido” e os “valores de Pinto da Costa não são os do Sporting”.
Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos. Venceu muitos troféus nacionais e internacionais em futebol e nas modalidades. Angariou o respeito entre uns, indiferença entre outros.