Prolongamento
"Linguagem até rasca e próxima da ordinarice nada abunda de positivo ao autor"
2022-05-31 09:40:00
"Quando visitou o Dragão, já veio com algumas atoardas", lamenta embaixador para ética no desporto

As declarações de Frederico Varandas contra Pinto da Costa deixaram desagradado José Neto, embaixador nacional para a ética no desporto e antigo adjunto de José Maria Pedroto no FC Porto. O professor universitário lamenta que o presidente do Sporting seja repetente neste tipo de abordagem no discurso contra o líder dos azuis e brancos.

"O ódio e hipocrisia, sei lá, uma linguagem até rasca e truculenta próxima até da ordinarice nada abunda de positivo ao autor que as exprime", declarou José Neto, lamentando que Frederico Varandas tenha novamente adotado este tipo de ataque na direção de Pinto da Costa, líder dos azuis e brancos.

"Aliás, já não é a primeira vez. Quando visitou o Estádio do Dragão parece que estava a preparar-se uma miragem de guerra. Já veio com algumas atoardas [boato] e felizmente nada aconteceu", lembrou José Neto, fazendo notar que já nos acontecimentos de fevereiro aquilo foi semelhante a uma "antecipada resposta".

"Eu acho que ele já estava a prepar uma antecipada resposta para uma possível derrota ou para um resultado menos positivo", afirmou José Neto, que falava em declarações na Antena 1.

Por outro lado, o embaixador para a ética no desporto e professor universitário no ISMAI (Maia) apela a que figuras com cargos de relevândia se lembrem do possível impacto que as suas palavras possam ter na opinião pública.

"Tem de haver um respeito pela forma de pensar e atuar nomeadamente pelos líderes de opinião, deveres, obrigações e comportamentos, em especial por quem tem um grande palco para se exaltar", acrescentou José Neto.

Além disso, o embaixador para a ética no desporto sustentou ainda que as coisas devem ser resolvidas pelas partes em sede própria, como aconselha a lei portuguesa.

"A Justiça não deve ficar impune e deve de imediato atuar já que a educação cultural que efetivamente a pessoa que as exprimiu tem, parece ter sido esquecida", completou José Neto.

A propósito deste tema, e já depois de o FC Porto ter assegurado que o caso seguirá para os tribunais, o emblema liderado por Pinto da Costa chama "pirómano" a Frederico Varandas.

"O pirómano que usa o nome de Jorge Nuno Pinto da Costa para se promover vai ter de responder em tribunal", realçam os azuis e brancos.

O FC Porto realça ainda que caberá às instâncias da justiça avaliar as declarações prestadas pelo líder do Sporting que são, dizem os portistas, "pura piromania mediática".

Frederico Varandas, recorde-se, disse que o líder portista é um "corruptor ativo". "O senhor Pinto da Costa não é nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional", afirmou ainda o presidente do Sporting.