Prolongamento
"Levar o troféu de campeão para a Luz era faltar ao respeito ao Sporting"
2022-05-04 17:15:00
"A taça não tem de sair e viajar para o estádio onde não se sabe ainda o que vai acontecer", diz ex-jogador José Sousa

Os regulamentos da Liga determinam que a festa do campeão com a entrega do troféu correspondente ao título seja feita em casa do vencedor. Por esse motivo, os jogadores do FC Porto já sabem que se se sagrarem campeões nacionais na próxima jornada diante do Benfica, a entrega do troféu será apenas realizada na ronda seguinte no Estádio do Dragão na receção ao Estoril. 

Questionado se concorda com esta regra prevista nos regulamentos da Liga, o antigo futebolista José Sousa disse que "é algo que está nos regulamentos" e leva-o a considerar que isso tem de ser cumprido. "Se está definido, nem há grande questão", declarou o comentador, que não deixou de criticar que alguém pudesse ter a ideia de levar a taça para Lisboa na próxima jornada, sabendo-se que ainda há duas equipas na luta pelo título.

O ex-jogador de futebol assumiu que, se a Liga tivesse de levar o troféu para o Estádio da Luz à cautela, para o caso de o FC Porto se sagrar campeão, isso seria estar a "faltar ao respeito ao Sporting".

"Aquilo que eu acho que é fundamental é que exista festa apenas, única e exclusivamente quando se verificar que matematicamente o FC Porto é campeão nacional. Se não, eu acho que é faltar ao respeito ao Sporting", afirmou José Sousa, na Sport TV, acrescentando que não iria compreender que a taça fosse para o Estádio da Luz, onde jogam os portistas.

"O facto de a taça viajar para o Estádio da Luz sem matematicamente o FC Porto ser campeão nacional, acho que é uma falta de respeito para o Sporting que ainda está na luta matematicamente. Por esse motivo, acho que a taça não tem de sair e viajar para o estádio onde não se sabe ainda o que vai acontecer", sublinhou o antigo futebolista.

Por conseguinte, José Sousa frisou e insistiu que isso não deve acontecer "por respeito à outra equipa que ainda está na luta pelo título".

"Por mim, não tem nada que ver se é fora, se é em casa. Acho que a taça só tem sair quando matematicamente o clube é campeão nacional. Aí, casa ou fora, que viage a taça", insistiu José Sousa.

Deixando bem definida a sua ideia a este respeito, o antigo jogador disse também que se os regulamentos não permitem que seja entregue o troféu, no caso do FC Porto ser campeão na Luz, "os jogadores não vão ficar tristes".

"Podiam levar o champanhe que quisessem, podiam fazer tudo à vontade", concluiu José Sousa a este respeito, prevendo um jogo intenso no reduto encarnado.