Prolongamento
"Lançaram foguetes e apanharam as canas", diz FC Porto
2022-03-03 11:15:00
Dragões enviam mensagem para Alvalade

O FC Porto está mais perto da final da Taça de Portugal, depois de vencer o Sporting, em Alvalade, num encontro que teve emoção, incerteza e também polémica à mistura. A chegada dos azuis e brancos à capital portuguesa ficou marcada por um desentendimento ainda no Aeroporto Humberto Delgado, por conta do pedido de medição da temperatura que queriam fazer à comitiva azul e branca, no contexto pandémico e seguiu-se a outros episódios.

O diretor de Comunicação dos dragões, Francisco J. Marques, envolveu-se numa polémica ao falar do "Putin lisboeta" e a madrugada antes do encontro ficou marcada por foguetes lançados junto à unidade hoteleira na capital, onde pernoitaram, que acordaram o plantel portista. A juntar a isto ainda se assistiram a vários lançamentos de tochas para o relvado do Estádio de Alvalade durante a partida.

Após toda uma sequência de acontecimentos, o FC Porto deixa uma mensagem em direção ao Estádio de Alvalade e lembra que os sportinguistas lançaram "foguetes" e acabaram por "apanhar as canas".

"A qualificação para a final de Oeiras até poderia estar mais bem encaminhada", lembram os portistas, dizendo que, além do triunfo, "fica a imagem de um grupo sério e competente que não se deixou impressionar com os foguetes e petardos lançados pelos que também apanharam as canas".

O emblema liderado por Jorge Nuno Pinto da Costa indicou ainda que se viu no relvado do Estádio de Alvalade, em Lisboa, uma "expectável resposta à Porto".

Tratou-se, sublinharam os azuis e brancos, a uma resposta dada pelo plantel liderado por Sérgio Conceição "ao festival de provocações" que a equipa nortenha "foi brindada desde que aterrou na capital na véspera do encontro".

As duas equipas voltam a medir forças em abril. A segunda mão destas meias-finais da Taça de Portugal vai jogar-se no Estádio do Dragão, casa do FC Porto.

Importa destacar que, ao contrário do que acontece nas provas europeias, atualmente, na Taça de Portugal os golos marcados fora contam para efeitos de desempate em caso de igualdade na eliminatória. Quer isto dizer que, por exemplo, um eventual triunfodo Sporting por 1-0 no reduto portista é insuficiente para os lisboetas avançarem em prova. Por isso, o FC Porto está em boa posição para assegurar a sua presença na final da Prova Rainha.

Na outra eliminatória, Tondela e Mafra lutam por uma vaga na final da segunda competição mais importante no contexto do desporto nacional português.