Prolongamento
"Lamentável ataque ao Norte que nunca pode aceitar tamanha ofensa"
2022-01-13 18:30:00
"Parece que existem mesmo dois pesos e duas medidas", critica António Oliveira sobre jogo Leça-Sporting

A Taça de Portugal promete emoções ao rubro com a realização de dois clássicos nas meias-finais da Prova Rainha entre FC Porto e Sporting. Se os dragões já tiveram necessidade de deixar pelo caminho um dos candidatos, o Benfica, e o Vizela, que por sua vez tinha afastado o detentor da prova, o caminho do Sporting tem tido outro grau de exigência. Mas sem querer retirar mérito ao percurso da formação de Alvalade, António Oliveira, antigo jogador de dragões e leões, lamenta a forma como a última eliminatória se disputou e valeu o apuramento verde e branco.

O Sporting mediu forças contra o Leça que, depois de realizar jogos para esta competição no seu reduto, viu-se obrigado a mudar de 'casa' para o Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, coisa que António Oliveira viu como um ataque ao povo do Norte. E isso diz que não pode admitir, usando do seu mediatismo para dar eco a essa insatisfação.

"Afinal, parece que existem mesmo dois pesos e duas medidas. A Taça de Portugal foi ferida na sua honra, por desconhecimento ou colocando o negócio à frente do jogo?", interrogou António Oliveira, vendo nesta situação um "ataque" ao povo nortenho.

"Lamentável ataque ao Norte que nunca pode aceitar tamanha ofensa. Orgulhamo-nos da nossa liberdade e da defesa de valores que o centralismo procura apagar."

Além disso, o antigo selecionador nacional de Portugal explicou ainda aquilo que, em seu entender, os protagonistas nortenhos sentem em relação à "defesa" do futebol.

"Por cá, é sempre hora de defender o futebol, com unidade e firmeza, sem hipocrisias", sublinhou Oliveira, realçando que a luta pela vitória faz parte da "lealdade" do povo nortenho, que procura estar manter "atenção e vigilância contra estratagemas que ferem o jogo" e também que "acicatam conflitos cuja intenção é", na ideia de António Oliveira "dividir".

Por conseguinte, em artigo de opinião que assina nas páginas do jornal A Bola, o antigo treinador do FC Porto e ex-selecionador nacional expressou ainda "vaidade nas origens" do povo nortenho que tenta também, segundo detalha, praticar a "solidariedade", isto "sempre que for "indispensável".

Agora, nas meias-finais está prometido novo embate entre um emblema nortenho e um lisboeta. O FC Porto vai encontrar o Sporting nas meias-finais da Prova Rainha.

A primeira mão desta eliminatória, de onde sairá um dos finalistas, vai decorrer entre 1 e 3 de março, em Alvalade, repetindo-se o confronto entre 19 e 21 de abril, para a segunda mão, no Estádio do Dragão.