“Como coordenador da covid não me preocupa minimamente”, destaca governante
O secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, faz um balanço positivo da realização da final da Liga dos Campeões na cidade do Porto. O governante, coordenador regional do Centro no combate à pandemia, diz ainda não ser a pessoa indicada para comentar o eventual impacto pandémico da presença de dezenas de milhares de adeptos nas ruas da Invicta.
“Do ponto de vista sanitário não sou a pessoa indicada para falar, mas, ainda assim, volto a dizer, como coordenador regional da covid, que o evento [de sábado] não me preocupa minimamente, comparado com as preocupações que já vivi no exercício destas funções”, assegurou o governante, certo de que a final correu bem.
“Posso testemunhar o sucesso desportivo que esta competição e esta final alcançaram”, afirmou João Paulo Rebelo, ouvido pela RTP, apontando ainda para o capítulo financeiro que a final da prova da UEFA ajudou a potenciar quer ao nível do turismo, quer do comércio do Porto.
“Do ponto de vista económico também terá sido positivo”, destacou o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, membro de um Governo que tem sido muito criticado face aos acontecimentos ocorridos no final da semana, onde as ruas da Invicta foram palco de alguns desacatos, consumo de bebídas alcoólicas (coisa que está proibida por lei, atualmente) e onde nem sempre o distanciamento social foi cumprido.
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, tem sido uma das vozes mais críticas ao Governo. O presidente dos azuis e brancos desafiou mesmo António Costa a tomar medidas e até a demitir-se, se for o caso.
Quando foi comunicada a realização da final da Liga dos Campeões na cidade do Porto, nomeadamente no Estádio do Dragão, Pinto da Costa tinha manifestado a sua confiança de que tudo poderia correr bem.
“É uma confiança total na nossa estrutura e tenho a certeza de que tudo irá decorrer da melhor forma”, assinalou Pinto da Costa, em declarações à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Na altura, o líder dos dragões aproveitou também para criticar os festejos leoninos, em Lisboa, dizendo que era “necessário desmanchar má imagem depois das cenas degradantes em Lisboa”.
A final da Liga dos Campeões, no sábado, no Estádio do Dragão, terminou com um triunfo do Chelsea sobre o Manchester City, valendo um golo do alemão Kai Havertz. O germânico apontou o tento que valeu a conquista da prova da UEFA por parte dos ‘blues’ no reduto do FC Porto.
