Com Lucas Veríssimo lesionado durante vários meses, Jorge Jesus terá de arranjar alternativas para o internacional brasileiro sendo que, no imediato, Morato deverá assumir a vaga, a não ser que o treinador das águias opte por voltar a ter uma defesa a quatro com dois centrais. Nesse cenário, Morato poderia manter-se como alternativa sem ser titular, desde logo.
Em todo o caso, só Jorge Jesus terá a resposta para as dúvidas dos benfiquistas, existindo outra via, a de Ferro subir a quarto central, no caso de Jesus prosseguir com a defesa com três centrais. Ou então, Jesus dar espaço para que algum jovem da equipa B possa começar a treinar e ser convocado para os jogos da formação principal.
Mas são tudo dúvidas que só daqui a algumas semanas, quando o Benfica voltar a competir, serão esclarecidas. Todavia, para Pedro Henriques, esta será uma boa altura para se perceber o papel de Ferro no plantel de Jorge Jesus.
"Em vez de ser o Morato o quarto central passa a ser o Ferro. Não sendo o Ferro, das duas uma: se o Ferro não é o quarto central para ir entrando e 'fazer' de Morato então o Ferro não está a fazer nada", afirmou Pedro Henriques, lembrando que Ferro "não joga há praticamente uma época e meia".
"É importante para ele jogar e crescer. Fez coisas boas e coisas menos boas no Benfica. Se o Jorge Jesus não conta com ele, também acho que é desleal para o central", acrescentou o antigo futebolista, assumindo, porém, que o treinador encarnado poderá optar por dar a vaga a um jovem da equipa B.
Em todo o caso, e perante o azar de Lucas Veríssimo, Pedro Henriques diz que será agora a altura de perceber se Ferro conta ou não conta para Jorge Jesus.
"Vou explicar isto para quem está de fora. O Benfica tem o Ferro que faz parte do plantel. Se o Ferro não conta... Agora é que vamos ver se conta ou se não conta. Se o Benfica for contratar outro central, o Ferro não conta".
Em comentário na Sport TV, Pedro Henriques admitiu ainda a possibilidade de Jorge Jesus apostar em André Almeida para formar tripla com Vertonghen e Otamendi. Mas lembrou as dificuldades físicas que o camisola 34 tem enfrentado recentemente.
Certo é que, na ideia de Pedro Henriques, seria importante Jorge Jesus dar respostas relativamente a Ferro, que foi titular e campeão nacional com Rúben Dias a seu lado em 2018/19 com Bruno Lage.
"Se o Jorge Jesus diz que desenvolve tanto os jogadores não consegue fazer o Ferro crescer enquanto central? É uma pergunta que gostava que fizessem ao Jorge Jesus. Ele afirma que vê e descobre. O que ele vê no Ferro? O Ferro é ou não é uma alternativa e se ele acha que pode ser o central titular no Benfica."
Ferro está no Benfica há várias temporadas, tendo saído por empréstimo na última época, rumando ao Valência. Porém, a estadia no Estádio Mestalla durou pouco tempo e Ferro regressou à Luz, onde tem vindo a treinar com a equipa principal encarnada.
Nesta temporada, o central de 24 anos, que foi campeão na Luz com Bruno Lage, apenas soma 70 minutos oficiais, tendo sido opção de Jorge Jesus no embate da Taça de Portugal na Trofa.