Prolongamento
"Imaginem que o FC Porto chega à Luz e ganha por três, quatro ou 5-0"
2022-05-05 12:50:00
"O Benfica nada tem a ganhar, tem é muito a perder", avisa antigo jogador das águias José Sousa

O que joga o Benfica frente ao FC Porto no clássico de sábado? Para muitos benfiquistas, há mais que três pontos em disputa que, ainda assim, de pouco ou nada valem no que toca à classificação das águias neste campeonato. O Benfica sabe que do terceiro lugar não sairá, independentemente do que venha a fazer no que resta do campeonato.

Mas se o Benfica não joga uma cartada decisiva no que toca à classificação, o FC Porto joga o seu futuro no embate da Luz, podendo sagrar-se campeão nacional em caso de empate ou vitória no reduto da águia. Por isso, José Sousa, antigo defesa, entenda que neste clássico há algo que 'pesa' no Benfica.

"O Benfica nada tem a ganhar, tem é muito a perder. Imaginem que neste tipo de jogos o FC Porto chega à Luz e ganha por três, quatro ou 5-0. Imaginem que acontece um resultado destes, a imagem que os jogadores ficam e deixam o clube", atirou José Sousa, em declarações na Sport TV.

Por outro lado, o antigo futebolista refere que não acredita que um resultado dessa dimensão possa ocorrer mas admite que Nélson Veríssimo tenha de preparar a equipa para diferentes cenários.

"Não acredito que isso aconteça. O [Nélson] Veríssimo já deve estar a tocar nesse aspeto", salientou José Sousa, acrescentando que os benfiquistas querem que a sua equipa suba ao relvado com a noção de que vão jogar pelo orgulho.

"A época praticamente terminou, há jogadores que possivelmente sabem que poderão não estar nas contas para a próxima temporada nesta equipa do Benfica mas têm de ser grandes profissionais. E o [Nélson] Veríssimo vai tocar nesse aspeto nos jogadores. Tem de ser, é a única forma", afirmou José Sousa.

Por conseguinte, independentemente das decisões que venham a ser tomadas pela administração e a nova equipa técnica, José Sousa entende que este "é um grande jogo, é uma grande montra para quem fica" e "para quem não fica".

"É uma grande montra para quem fica para o próximo treinador e para quem não fica para onde quer que vá. Fazer grandes jogos e terminar bem a temporada cai sempre bem", lembrou o antigo futebolista.

Se o Benfica sabe que não sairá do terceiro lugar, o FC Porto entra em campo a saber que joga para dois resultados, sendo que mesmo perdendo a jornada pode ser de título para os dragões, se o Portimonense travar o Sporting, no Algarve.