Desde que Lucas Veríssimo chegou ao Benfica que Jorge Jesus passou a adotar um sistema de jogo com três centrais, com o internacional brasileiro a formar dupla com 'Nico' Otamendi e Jan Vertonghen no eixo defensivo. Porém, se é verdade que vários são os jogos em que a defesa benfiquista não tem sofrido golos, em outros a baliza vermelha tem sido alvejada com frequência.
Algumas têm sido as figuras ligadas à história do Benfica que têm aconselhado Jorge Jesus a assumir um sistema com dois avançados na frente, voltando ao 4-4-2 que durante anos e anos foi usado na filosofia de jogo do Benfica, acabando com o sistema de três centrais, até porque Lucas Veríssimo tem estado lesionado e o treinador tem optado por colocar André Almeida no onze titular.
Os jovens Tomás Araújo, Ferro e Morato eram tidos como possíveis apostas na linha de sucessão quando Lucas Veríssimo se lesionou com gravidade mas Jorge Jesus tem preferido adaptar André Almeida.
Para Eurico Gomes, antigo internacional português, campeão nacional nos chamados três grandes, Jorge Jesus tem vindo a tentar "imitar" o sistema que Rúben Amorim implementou em Alvalade e com resultados positivos.
Só que o antigo defesa não vê coisas positivas no sistema quando aplicado na equipa do Benfica. E explica-se. “Enquanto equipa o Benfica ainda não convenceu. O sistema não é habitual na filosofia do Benfica."
Para Eurico Gomes, verifica-se que "há uma tentativa de se imitar o Sporting, com um 3-5-2". Só que na visão de Eurico Gomes, este sistema de jogo precisa de "ter dinâmicas" e estas "têm de ser trabalhadas", coisa que o antigo defesa não sabe se têm sido realizadas nos treinos, que são fechados à curiosidade externa.
"Não sei se isso está a acontecer no Benfica”, destaca Eurico Gomes, em declarações na Renascença, notando que o balneário das águias está a enfrentar questões psicológicas.
"Os níveis de confiança dos jogadores do Benfica demonstram a má qualidade com que jogam nesta altura como equipa e individualmente", detalha Eurico Gomes.
Nesse sentido, o antigo defesa do Benfica vê os atletas às ordens de Jorge Jesus "muito perturbados". "Vejo os jogadores muito perturbados e as circunstâncias atuais não permitem que tenham confiança no treinador", identifica Eurico Gomes.
O Benfica, que nesta temporada já perdeu com Sporting, para o campeonato, e FC Porto, para a Taça de Portugal, prepara-se para nova viagem ao reduto dos azuis e brancos, em partida que se jogará na próxima quinta-feira, a contar para a I Liga.