Prolongamento
"Há consequências desportivas". TVI admite que Benfica pode descer
Redação
2020-11-09 15:55:00
Buscas das autoridades podem revelar novidades sobre o campeonato 2015/16, o do 'tri'

A TVI assegura, por intermédio do responsável pela secção de justiça daquele canal, que a Polícia Judiciária suspeita de que o Benfica possa ter vencido o primeiro campeonato da era Rui Vitória com recurso a um alegado "esquema ilícito".

"Há suspeita de terem sido corrompidos jogadores de equipas adversárias, nomeadamente do Rio Ave e Marítimo, para que facilitassem as suas prestações em campo para que o Benfica vencesse sem sobressaltos e conquistassem os três pontos", comentou Henrique Machado, na TVI24.

O responsável desta secção de justiça daquela estação garante que as autoridades suspeitam que fossem "defesas" os jogadores mais requisitados no alegado esquema que teria sido montado.

"Os defesas são mais valiosos nestes circuitos porque conseguem mais facilmente comprometer as suas equipas do ponto de vista de sofrerem golos. Estamos a falar de centrais e guarda-redes na melhor das hipóteses".

Henrique Machado explicou ainda que o modus operandi, segundo as suspeitas das autoridades, será diferente da alegada corrupção dita clássica.

"São prometidos melhores contratos a esses atletas nas épocas seguintes. Não é aquela corrupção clássica de receber dinheiro para favorecer a equipa A ou B. É uma promessa de melhoria de condições de vida. Isto são formas de corrupção encapotadas", diz.

Em relação à arbitragem, existem suspeitas de que o que estará em causa é um suposto "condicionamento por via das avaliações dos observadores dos árbitros".

"É uma forma indireta de corrupção e de subverter essa verdade desportiva", acrescentou Henrique Machado, salientando que Paulo Gonçalves é um dos suspeitos e que, apesar de ter saído da SAD na sequência do processo E-Toupeira, continua a "fazer negócios com o Benfica e a ser comissionista".

Aqui chegados, e se a SAD for pronunciada, Henrique Machado acredita que o Benfica corre o risco de descer de divisão.

"Quando estamos a falar de uma SAD estamos a falar de pessoas que vinculam essa mesma SAD. Naturalmente, há consequências desportivas para esse clube visto que há suspeitas de que possa ter vencido com recurso a esquemas menos lícitos. A sanção que mais dói aos responsáveis e adeptos é a descida de divisão", esclarece.

Durante a manhã desta segunda-feira, recorde-se, a Procuradoria Geral da República (PGR) confirmou a realização de 29 buscas: "oito domiciliárias; uma, a uma fundação; seis, a instalações de três sociedades desportivas; nove, a outros tipos de sociedade; três, a dois clubes desportivos; e duas, a dois escritórios de advogados".

A SAD do Benfica confirmou as buscas às suas instalações, mostrando-se totalmente disponível para colaborar com as autoridades para esclarecer as questões do processo em causa.

Tags: