Prolongamento
"Gravação na Luz foi sem provocação. Isto é história", admite Porto Canal
2021-08-09 10:00:00
Autorização dada ao canal nortenho para gravar na Luz série 'Ironias do Destino' causou indignação entre benfiquistas

A série documental ‘Ironias do Destino’, do Porto Canal, que teve Jorge Nuno Pinto da Costa como grande protagonista, contou com diversos episódios onde foram relatados e recordados diferentes momentos que o presidente dos azuis e brancos tem vindo a enfrentar ao longo dos quase 40 anos que leva como líder do emblema da Invicta.

Dos treinadores aos jogadores, das conquistas a algumas derrotas, Pinto da Costa procurou relatar, nas últimas semanas, vivências, sentimentos, episódios e passagens nesta caminhada já longa que leva como máximo responsável pelo clube nortenho. De todos os episódios da série, uns acabaram por dar mais ou menos que falar, sendo que um dos programas conseguiu, por inerência da rivalidade com o Benfica, dominar a atualidade quando foi transmitido.

A dado momento da série, o Porto Canal divulgou um programa que acabou por ter muitos momentos gravados em pleno Estádio da Luz, a casa do eterno rival azul e branco, motivando desconforto e críticas benfiquistas à direção, então, liderada por Luís Filipe Vieira.

Rui Costa, atual presidente do Benfica, há poucas semanas, admitiu que não teve conhecimento da autorização dada ao canal nortenho, onde os conteúdos desportivos são dominados pela SAD azul e branca, para que se fizessem gravações no reduto encarnado.

"Não conheço os contornos que levaram à autorização dessas filmagens [com Pinto da Costa]. Não posso falar sobre elas. Se me faz a pergunta diretamente, provavelmente não se faria [não daria autorização]. Da mesma forma que não fariam no Dragão uma reportagem sobre mim", explicou Rui Costa, em declarações na TVI.

Se entre benfiquistas esse episódio causou desconforto, entre portistas foi entendido como uma 'vitória' de Pinto da Costa ao conseguir fazer uma gravação na casa do rival para o trabalho que serve de homenagem ao líder azul e branco.

Estela Machado, a jornalista que, com Pinto da Costa como protagonista, dirigiu o programa 'Ironias do Destino', fala pela primeira vez sobre o tema e admite que não quiseram fazer uma provocação ao Benfica e aos benfiquistas.

"Foi sem provocação", confessou, entre sorrisos. "Eu sou jornalista e encaro as coisas como desafios, como foi esse episódio, porque foi um inédito e irrepetível. Isto é história", justificou a jornalista, ao jornal O Jogo, realçando que os conteúdos que foram saindo ao longo dos últimos tempos a deixaram satisfeita.

"Foi uma honra fazer este trabalho. Pinto da Costa é um contador de histórias brilhante e uma pessoa muito acessível e humana. Creio que a resposta está dada", acrescentou Estela Machado, realçando ainda que Pinto da Costa "é uma pessoa cativante, um excelente entrevistado".