Prolongamento
"Gastaram-se fortunas com o VAR e, afinal, continuamos na mesma"
2022-03-25 10:55:00
"Não venham com tangas. Os árbitros são profissionais. Têm de ter mais cuidado com as arbitragens", defende Octávio

A implementação do sistema de videoarbitragem nas principais competições do futebol nacional não fez diminuir o tom crítico dos clubes, dirigentes, antigas figuras e até dos adeptos em relação ao trabalho dos árbitros pelo que, na visão de Octávio Machado, antigo treinador de Sporting e FC Porto, é preciso que se faça uma reflexão no setor da arbitragem portuguesa.

Para o ex-dirigente verde e branco, é preciso perceber que a Federação Portuguesa de Futebol realizou um investimento da criação de condições para a implementação do sistema de videoárbitro nos estádios, mas, no final de contas, semanalmente, os árbitros continuam no centro das críticas.

"Os árbitros têm de ter mais cuidado com as arbitragens. Gastaram-se fortunas para defender a verdade desportiva com o VAR e, afinal, continuamos na mesma", lamentou Octávio Machado.

Nesse sentido, o ex-técnico de dragões e leões entende que, em Portugal, "continuamos a ter discursos à volta dos lances" que ocorrem nos estádios semana após semana.

Daí que Octávio Machado desafie o setor da arbitragem a alinhar estratégias. "Alinhem os critérios", aconselhou Octávio Machado, entendendo que seria útil para que as pessoas pudessem assim compreender as decisões tomadas pelos árbitros durante as partidas de futebol.

Por outro lado, o antigo dirigente leonino, em declarações no canal de televisão CMTV, indicou ainda para a necessidade de se fazer uma "reflexão" na arbitragem portuguesa.

Octávio Machado lembra que os árbitros que fazem parte do quadro do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol são "profissionais" e por isso pede responsabilidade. "Não venham com tangas. Eles são profissionais", detalhou o ex-dirigente leonino Octávio Machado. 

Apesar da paragem no campeonato, dando lugar aos trabalhos das seleções nacionais, as arbitragens continuam no topo dos temas entre as conversas de adeptos e figuras do futebol.

O campeonato caminha para o seu final e, nesta altura, o FC Porto segue na liderança da tabela classificativa, tendo mais seis pontos que o Sporting, que é segundo, e o Benfica, que está no terceiro lugar. 

A respeito das arbitragens, os rivais lisboetas têm feito sentir a sua indignação, sendo que a Norte se admite que possa existir uma aliança de Benfica e Sporting contra os dragões, coisa que a antiga dirigente leonina Rita Garcia Pereira tratou de desvalorizar, negando tal situação. A ex-dirigente sportinguista nota apenas uma "coincidência" na posição tomada por águias e por leões nos últimos tempos em relação às arbitragens no campeonato nacional.