Prolongamento
Fisco suspeita da atribuição do título em 2009/10 ao Benfica
2022-01-14 15:10:00
"Não fomos campeões porque não nos deixaram ser", disse Salvador, recentemente

A Autoridade Tributária tem suspeitas de que o SC Braga, liderado por António Salvador, poderá ter facilitado a conquista do campeonato por parte do Benfica na temporada 2009/10. Naquela que foi a primeira época de Jorge Jesus na Luz, na sua primeira passagem, o jogo decisivo entre encarnados e guerreiros está a levantar dúvidas aos investigadores, de acordo com o que revela o jornal Expresso.

Numa época marcada por problemas e dificuldades em campo para Sporting e FC Porto, o Benfica, então com Luisão, Aimar, Saviola, Ramires, Cardoso e Javi García, mostrava "nota artística", como Jorge Jesus chegou a mencionar em conferências de imprensa, tendo, na altura, um rival bracarense, orientado por Domingos Paciência, a lutar pelo título até à última jornada.

Ao longo da época, as disputas entre águias e guerreiros foram várias, com o emblema liderado por António Salvador a deixar a decisão do título para a última ronda. Aí, o Benfica de Jorge Jesus, perante um Estádio da Luz lotado, levou de vencida o Rio Ave, enquanto que o SC Braga, na Choupana, viu a águia voar para o título.

António Salvador, presidente dos minhotos, disse, recentemente, em entrevista ao Diário do Minho, que os arsenalistas foram impedidos de vencer o campeonato. "Estivemos perto para ser campeões e não o fomos porque não nos deixaram ser, era merecido ser campeão em 2010, foi a melhor equipa do campeonato", comentou o líder.

Agora, esse campeonato volta a dar que falar e, segundo o Expresso, tem por base informações passadas pelo inspetor tributário Paulo Silva ao Ministério Público.

Além disso, segundo o semanário do grupo Impresa, adianta que as autoridades estão a investigar a Britalar, empresa de António Salvador, que construiu o Centro de Estágio do Seixal.

Em relação aos jogos realizados pelo Benfica contra o SC Braga na temporada 2009/10, importa destacar que as águias perderam no Minho e venceram na capital portuguesa.

A 31 de outubro de 2009, em pleno Estádio Municipal de Braga, a formação orientada por Domingos Paciência venceu a turma das águias por 2-0, valendo os golos de Hugo Viana e Paulo César.

Por sua vez, a 27 de março de 2010, no Estádio da Luz, num duelo dirigido pelo então árbitro Pedro Proença, atual líder da Liga de Clubes, a equipa lisboeta levou a melhor sobre a minhota, valendo um golo solitário do brasileiro Luisão, aos 44 minutos. Faziam parte da equipa minhota nomes como Alan, Rentería, Mossoró e o guarda-redes Eduardo, entre outros.

Do lado das águias, Jorge Jesus era o treinador e tinha à sua disposição nomes como os argentinos Di María, Aimar e Saviola, os portugueses Rúben Amorim, César Peixoto e Nuno Gomes e os brasileiros David Luiz e Ramires, entre outros jogadores.