Prolongamento
"Finalmente um aliado de Pinto da Costa", diz J. Marques sobre Ferro Rodrigues
2021-06-25 10:25:00
Porta-voz do FC Porto reage às palavras da segunda figura do Estado sobre presença de portugueses em Sevilha

As palavras de Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, que aconselhou os portugueses a deslocarem-se a Sevilha, no domingo, para assistirem ao encontro entre Portugal e a Bélgica para os oitavos de final do Euro2020 têm causado polémica, dado que o país está a sofrer um agravamento da situação epidemiológica. 

O porta-voz do FC Porto, Francisco J. Marques, deixou uma mensagem nas redes sociais onde, em jeito irónico, faz alusão à declaração prestada pela segunda figura do Estado português e diz que, deste modo, depois do que disse Ferro Rodrigues, o presidente dos azuis e brancos, Pinto da Costa, ganhou um "aliado".

"Finalmente um aliado do presidente Pinto da Costa contra as políticas sobre o futebol", assinalou Francisco J. Marques, destacando que "para não ir contra o chefe do partido pede para se ir ver futebol a Espanha", pode ler-se na mensagem deixada na rede social Twitter, onde deixa críticas, ainda que indiretamente a António Costa, secretário-geral do PS.

Depois de o Estádio do Dragão ter recebido a final da Liga dos Campeões, em maio, entre Chelsea e Manchester City, com público nas bancadas, Francisco J. Marques entende que há algo a retirar da lógica política sobre a presença de público nos recintos desportivos em contexto pandémico.

"Moral da história, os portugueses veem futebol no estrangeiro e os estrangeiros veem em Portugal. Quem percebe isto?", escreveu o diretor de comunicação do FC Porto, através da sua página oficial do Twitter.

Embora a zona de Sevilha seja, em Espanha, uma das que tem vindo a aumentar na taxa de incidência no risco de contágio da covid-19, e de Portugal estar também em níveis de alerta, Ferro Rodrigues, minutos depois do final do Portugal-França, em Budapeste, aconselhou os portugueses a deixarem o território nacional para se deslocarem a Sevilha, na região da Andaluzia, em Espanha.

Portugal defronta a Bélgica, no próximo domingo, em jogo a contar para os oitavos de final do Campeonato da Europa de seleções, que decorre por estes dias em vários pontos da Europa.

Portugal já fez saber que regressará à Cidade do Futebol, em Oeiras, se ultrapassar os 'diabos vermelhos', no domingo. A ideia da Federação Portuguesa de Futebol é continuar a preparar e enfrentar o resto do torneio desde a casa da seleção.

Até ao momento, os campeões europeus têm vindo a estar em estágio em Budapeste, capital da Hungria, sendo que os treinos dos portugueses têm decorrido no Estádio Illovszky Rudolf.