Prolongamento
"FC Porto terá recusado uma oferta de 25 milhões pelo Zaidu. Também me ri"
2022-06-22 10:50:00
Ex-dirigente do Sporting fala sobre necessidade de clubes olharem para as divisões inferiores

O mercado mudou e os clubes portugueses já não conseguem comprar ativos na Argentina, Colômbia ou Brasil como faziam até há umas temporadas atrás. Atualmente, os custos destes negócios aumentaram e os cofres dos clubes nacionais já não conseguem suportar com a frequência que suportavam antes este tipo de transação.

Perante isto, os jovens da formação têm tido cada vez mais espaço entre as opções dos treinadores nas equipas principais portuguesas. De FC Porto a Benfica e Sporting, não esquecendo os outros emblemas, muitos têm olhado para as suas escolas de formação como tendo soluções válidas para os seus plantéis.

Porém, Rui Barreiro, antigo membro do Conselho Leonino, entende que os clubes devem olhar cada vez mais também para jogadores que vão mostrando créditos nas ligas menos mediáticas em Portugal.

Rui Barreiro deixou dois exemplos de jogadores que em poucas épocas saltaram dos escalões inferiores para a ribalta do futebol como são os casos quer de Zaidu, do FC Porto, quer de Beto, ex-Portimonense e atualmente na Serie A de Itália.

"O Zaidu, segundo o que ouvi antes de vir para o estúdio, o FC Porto terá recusado uma oferta de 25 milhões de euros. Também me ri quando ouvi. O Zaidu jogava no Mirandela em 2018. Não era um jogador da I Liga. Chegou a jogar no Gil Vicente por empréstimo mas ninguém olhou para ele. O Santa Clara foi buscá-lo", comentou Rui Barreiro.

Em declarações na Sport TV, o antigo membro do Conselho Leonino salientou também que o avançado Beto também foi galgando patamares em poucas épocas e é, por estes dias, um dos ativos mais valiosos da Serie A de Itália.

"O Beto, que era ponta de lança do Portimonense, jogava no Montijo em 2018. Há aqui um outro trabalho que os clubes têm de fazer que é este. Temos muita qualidade, para além da formação, temos muitos jogadores que andam nos campeonatos secundários desde a Liga 3 à II Liga", salientou Rui Barreiro.

O antigo dirigente do Sporting diz que "era bom que pudessem olhar para estes jogadores de forma a potenciar essa capacidade técnica que temos."

O clube de Rui Barreiro tem encontrado em clubes da I Liga algumas das soluções para reforçar o seu plantel desde que Rúben Amorim passou a liderar o comando técnico do emblema de Alvalade. Nomes como Pedro Gonçalves, Manuel Ugarte, Marcus Edwards, Rúben Vinagre, Paulinho, Ricardo Esgaio, entre outros, foram comprados no mercado nacional.