Prolongamento
"FC Porto menos apetrechado mas Conceição disfarça bem eventuais deficiências"
2021-11-09 16:15:00
Manuel Machado faz balanço do campeonato até este momento

A luta pelo título segue ao rubro, animada e entusiasmante. O campeonato português está parado, dando lugar aos trabalhos das seleções nacionais, com os seus compromissos rumo ao Mundial2022, e também para os jogos da Taça de Portugal. No topo, FC Porto, Sporting e Benfica seguem numa luta intensa na busca do mais ambicionado lugar da classificação que, atualmente, está na posse dos azuis e brancos.

E são para os dragões que Manuel Machado, experiente treinador português, deixa elogios, na forma como Sérgio Conceição tem conseguido "disfarçar" eventuais "deficiências" que o plantel possa ter no plano individual. "[FC Porto] Parece-me que é aquele que está menos bem apetrechado do ponto de vista individual e por força daquilo que o seu técnico tem incutido na equipa do ponto de vista anímico tem conseguido disfarçar eventuais deficiências nesse plano, no plano individual".

Manuel Machado destaca a forma como o treinador do FC Porto "tem recorrido ao seu próprio produto e consegue, dessa forma, equilibrar do ponto de vista do rendimento com os seus dois concorrentes mais diretos".

O treinador sustenta também que este campeonato se tem pautado por uma certa regularidade em relação ao que têm sido as edições anteriores da I Liga portuguesa.

"Do ponto de vista global, não há grandes diferenças deste campeonato para os anteriores. Os três grandes continuam a manifestar a sua superioridade relativamente à concorrência. Entre si, é evidente que não era previsível tal equilíbrio", confirmou Manuel Machado.

"Aquilo que se perspetivava, pelo arranque que foi diferenciado pela positiva pelo Benfica, deixava adivinhar uma certa supremacia do Benfica sobre os seus dois mais diretos concorrentes. O facto é que estando juntos até houve uma inversão na tabela. O FC Porto e Sporting estão um pouco acima do Benfica".

Em declarações na TSF, Manuel Machado indicou ainda que, por força da realidade do futebol português atual, é "muito difícil estar a fazer projeções" de quem será o campeão nacional desta época.

"Penso que o ombro a ombro se vai manter. Uns com melhores individualidades, no caso do Benfica, com mais soluções, um bom Sporting com consistência e continuidade e um FC Porto por força do que já referi [a respeito do plano de Sérgio Conceição]. Acho que é uma luta que se vai levar até ao fim", vaticina Manuel Machado, dizendo que prever um campeão nacional, nesta altura, é um exercício com algum "atrevimento".

"Este equilíbrio só dá vantagens ao futebol", acrescentou ainda Manuel Machado, destacando ainda o Estoril como a equipa sensação até este momento na I Liga de futebol.