O jogo entre FC Porto B e Leixões ficou marcado por um penálti que os matosinhenses queriam, que no Porto Canal admitiram que era, mas que o árbitro não marcou e justificou que o portista estava com o braço em “posição natural”.
O árbitro Bruno Vieira viu “posição natural” e não braço na bola de jogador portista dentro da grande área e, por isso, não marcou penálti contra os dragões no FC Porto B x Leixões da Segunda Liga. O momento já é viral nas redes sociais.
O Leixões foi ao Olival vencer o FC Porto B por 1-0, mas o jogo está a dar que falar por causa de uma decisão do árbitro Bruno Vieira.
Ainda mais, a justificação que Bruno Vieira deu para não marcar penálti contra o FC Porto B, depois de consultar as imagens do VAR, está a valer reações nas redes.
FC Porto B x Leixões: Penálti ou “posição natural?”
Os dragões receberam o Leixões para a 26.ª jornada da Segunda Liga e perderam 1-0. Contudo, os matosinhenses reclamaram um penálti por mão na bola do portista João Moreira, aos 64 minutos.
Assim, inicialmente, o árbitro mandou seguir, pois considerou que não houve motivo para assinalar penálti.

No entanto, o VAR chamou o árbitro Bruno Vieira, da Associação de Futebol de Lisboa. Depois de alguns instantes, o árbitro viu as imagens, mas entendeu que não houve penálti contra o FC Porto B.
O árbitro justificou a decisão, pois, segundo ele, o braço do jogador do FC Porto estava “em posição natural” quando tocou a bola.
“Percebe-se a chamada do VAR. Realmente é penálti”
Essa decisão ocorreu instantes depois de, na emissão do Porto Canal, até os comentadores estarem convictos de que seria penálti contra o FC Porto.
Na altura em que Bruno Vieira estava a consultar as imagens do lance, na emissão do Porto Canal já se previa que era penálti contra o FC Porto B. Contudo, o árbitro teve uma ideia diferente.
“O árbitro Bruno Vieira é chamado por Luís Ferreira que está no VAR”, começou por dizer o narrador do Porto Canal.
Enquanto eram passadas repetições do lance, o narrador do Porto Canal fez a sua leitura das imagens. “O árbitro vai considerar que João Moreira toca a bola com o braço”, explicou.
Ao mesmo tempo, o comentador Ricardo Silva admitia que o jogador do FC Porto B está “com o braço completamente aberto e a bola a bater-lhe no braço”.
Após revisão, o jogador número 45 tem o braço em posição natural. Decisão final, lançamento”
“Percebe-se a chamada do VAR. Realmente é penálti”, acrescentou o ex-central portista Ricardo Silva ao Porto Canal.
Porto Canal: “Realmente é penálti”
Contudo, a decisão do árbitro Bruno Vieira foi de não assinalar penálti contra o FC Porto B no jogo contra o Leixões.
“Após revisão, o jogador número 45 tem o braço em posição natural. Decisão final, lançamento”, indicou o árbitro Bruno Vieira no estádio que o FC Porto utiliza.
Este é assim mais um lance polémico para os novos órgãos de arbitragem da FPF lidarem. Com poucas semanas no cargo, o novo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol recebe reparos com algumas decisões nos campos de futebol.