Prolongamento
“Existe um futebol português antes e depois de Carlos Queiroz”
2024-09-20 12:55:00
Presidente da FIFA elogia “conhecimento e vanguardismo” do treinador Carlos Queiroz

Os elogios de Gianni Infantino, presidente da FIFA, marcaram a cerimónia de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao treinador Carlos Queiroz.

O antigo selecionador de Portugal recebeu ontem o título, pela Universidade Lusófona de Lisboa, em reconhecimento do percurso “enquanto treinador de futebol e membro do Comité Técnico da FIFA e UEFA, sendo referência no desporto nacional e internacional”.

A cerimónia de atribuição do título foi surpreendida com uma mensagem do presidente da FIFA dedicada ao treinador português. Mensagem essa que o presidente do organismo máximo do futebol replicou nas suas redes sociais.

“Caros amigos da Universidade Lusófona, caro Carlos. Portugal tem tido um enorme impacto no futebol há muitos anos, com um alcance que se estende bem para além das suas fronteiras e o Carlos Queiroz tem estado na vanguarda disso”, começou por referir Infantino.

“Treinou em 11 países de 5 continentes e dirigiu sete seleções nacionais. Esteve presente em 4 campeonatos do Mundo de Futebol da FIFA e contribuiu para o desenvolvimento de muitos jogadores. Foi justamente apelidado de pai da ‘geração de ouro’ portuguesa, que abriu caminho para décadas consecutivas de notáveis conquistas”, continuou o dirigente da FIFA, enquadrando os elogios que se seguiram.

“É justo dizer que existe um futebol português antes e depois de Carlos Queiroz. Durante todo este tempo, demonstrou um extraordinário amor e paixão pelo futebol, bem como um nível de conhecimento e vanguardismo que o levou ao auge do nosso jogo”, destacou Gianni Infantino.

“É um cidadão do mundo e um homem que partilha da visão da FIFA, na qual o futebol deve ser verdadeiramente global. Parabéns, Carlos – Doutor Honoris Causa – e muito obrigado por tudo o que tens feitos pelo nosso amado desporto”, concluiu o presidente da FIFA.