Prolongamento
"Estou para ver o que Jesus vai fazer. Vai sobrar para o menino Gonçalo Ramos"
2021-08-17 11:15:00
"Até ao momento está a correr tudo lindamente", nota Sousa

O Benfica está com um calendário apertado, com jogos do campeonato e de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões e, com isso, Jorge Jesus tem vindo a rodar a equipa, gerindo a condição física dos atletas neste arranque de temporada. O técnico tem várias soluções para algumas posições, com destaque para a frente atacante, onde são vários os jogadores para a posição.

Apesar de ter algumas baixas por lesão, Jorge Jesus conta com várias soluções para o setor mais avançado das águias, com a aposta a recair neste arraque de época em Gonçalo Ramos e Yaremchuk, que foi contratado e vai mostrando serviço. "Até ao momento está a correr tudo lindamente para o campeonato e para a possibilidade de integrar a Liga dos Campeões. Joga o Everton, o Pizzi, o Rafa. Na frente de ataque é que tem dores de cabeça", nota José Sousa.

O ex-atleta encarnado realça que "Yaremchuk foi contratado e tem correspondido". Por isso, a dúvida vai pairando no ar sobre o que fará o técnico encarnado relativamente a Yaremchuk e Gonçalo Ramos.

"Estou para ver o que Jorge Jesus vai fazer. Yaremchuk está a demostrar cada vez maior qualidade, está a fazer golos. O que vai fazer Jorge Jesus? Vai guardar o jogador? Vai-lhe dar minutos?", questiona Sousa, sublinhando que nota que Carlos Vinícius não entra nas contas de Jorge Jesus.

"Jorge Jesus não conta com Vinícius. Já não contava na época passada. O Jorge Jesus não olha para Vinícius como uma solução. Não tem nada que ver se é bom ou mau. Até tem muito golo."

Em declarações na Sport TV, Sousa realçoou que o Benfica tem várias unidades para o ataque e acredita que o plantel terá de 'emagrecer'. "Tem muitas, demasiadas opções no ataque. No ano passado, Jorge Jesus fez uma equipa para jogar em 4-4-2 e, de repente, entendeu que o 3-4-3 seria uma forma mais benéfica para o Benfica. Também entendo que sim."

Sousa sustenta que do meio-campo para a frente o técnico terá de fazer 'cortes' no plantel. "O Benfica tem muitos médios no plantel, muitos médios mesmo. Mas se já jogava com dois médios e continua a jogar com dois, o problema está na frente de ataque. Tens Everton Cebolinha, Rafa, Pizzi que foi para extremo e a quantidade de avançados que tem este Benfica terá de ser resolvido por Jorge Jesus".

Sousa sustenta ainda que nesta fase há algumas baixas por lesão mas refere que as decisões têm de ser tomadas por Jorge Jesus, acreditando que Gonçalo Ramos acabará por 'pagar a fava'.

"Seferovic está lesionado, Darwin está lesionado, tens Gonçalo Ramos, tens Yaremchuk que foi contratado, tens Vinícus, tens Luca Waldschmidt e são muitos jogadores. Seis jogadores para uma posição? Para dois já eram muitos. Para uma não faz sentido. Vai sobrar para Gonçalo Ramos, o menino. Apesar de ter começado bem a temporada vai sobrar para ele".

Na análise que faz ao avançado Yaremchuk, Sousa diz que o atacante "só vê baliza, remata de todo o lado e faz golo". São "características que Jorge Jesus gosta."

Além disso, o avançado "tem jogo aéreo, vai na profundidade" e vai-se impondo de águia ao peito com o passar dos encontros. "Está aqui um caso sério". "É tudo uma questão de Jorge Jesus sentir como estão os jogadores. Só quem está dentro pode tomar esta decisão. Perante o rendimento do Yaremchuk ele demonstra conhecimento."