A covid-19 continua ativa e em força no futebol, com vários clubes a lidarem com múltiplos casos de infeção entre os seus jogadores. O Estoril está a contas com um surto, com quase 30 elementos infetados entre plantel e equipa técnica, e o próximo jogo do campeonato diante do FC Porto está em risco de ser adiado.
A questão regulamentar foi revista recentemente pelos clubes numa Assembleia na Liga mas há quem defenda que, mais que a questão dos regulamentos, deve prevalecer e imperar o bom senso das partes e, por isso, o Estoril poderá avançar com um pedido de adiamento do encontro frente aos dragões.
Se tal não acontecer, foi também colocada a possibilidade de a formação canarinha socorrer-se de elementos da sua equipa de sub-23 para enfrentar a formação liderada por Sérgio Conceição.
E Fernando Mendes, antigo jogador de futebol, com passagens por Sporting, Benfica e FC Porto, entre outros clubes, entende que não alinha em comparações entre o jogo Estoril-FC Porto, que está em risco, com o Belenenses SAD-Benfica, que decorreu ainda antes da implementação dos novos regulamentos.
Na altura, recorde-se, a equipa presidida por Rui Pedro Soares foi a jogo com nove jogadores, sendo que dois deles eram guarda-redes (um jogou adiantado). E esse encontro, que terminou com vitória do Benfica, fez correr 'muita tinta', sendo ainda considerado em conversas e discussões sobre o campeonato, até porque não terminou no tempo previsto.
No recomeço da segunda parte, o Belenenses SAD ficou sem a quantidade de jogadores previstos para a realização da partida e o árbitro viu-se obrigado a terminar o encontro de forma antecipada.
Para evitar a repetição de um acontecimento como aquele ocorrido no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, clubes e a Liga reuniram para determinar regras no contexto pandémico.
Por tudo isto, Fernando Mendes destaca que não alinha em comparações. "Totalmente diferente do jogo Belenenses SAD-Benfica", refere o antigo futebolista, lembrando que a equipa presidida por Rui Pedro Soares "até andou a jogar com dois guarda-redes".
Se o jogo do FC Porto contra o Estoril for para diante neste contexto, Fernando Mendes acredita que o Sporting, que se posicionou contra os acontecimentos do embate Belenenses SAD-Benfica, tome agora idêntica posição.
"Se existir jogo, acredito que o Sporting tenha a mesma postura que teve em relação ao Benfica, apesar de serem situações diferentes, na minha opinião."
Na CMTV, Fernando Mendes explicou ainda que, se o Estoril tiver de ir a jogo contra o FC Porto com elementos da sua equipa de sub-23, entrará em campo com jogadores de talento. "Os sub-23 do Estoril são grandes jogadores. São uma máquina a jogar."