Prolongamento
"Está velho, só marca golos a não sei quem. Não sabemos dar valor ao que temos"
2021-06-16 10:50:00
"É difícil ser treinador da Seleção Nacional e é difícil ser jogador", diz Fernando Mendes

Cristiano Ronaldo entrou no Euro2020 com dois golos e ajudou a Seleção Nacional a levar de vencida a Hungria, em Budapeste, numa Arena Puskás cheia de eufóricos adeptos magiares mas onde também não faltou apoio aos campeões europeus. Os golos da turma das quinas apareceram na ponta final do encontro, depois de algumas mexidas de Fernando Santos no xadrez tático. A equipa lusa foi a jogo com um meio-campo reforçado com William Carvalho e Danilo Pereira. E na frente, Ronaldo pareceu, em algumas alturas do jogo, desinspirado, como numa jogada no primeiro tempo em que, na cara de Péter Gulácsi atirou por cima da trave.

Mas eram só avisos do camisola 7 para o que ainda iria acontecer. E o que aconteceu mesmo foram mais dois golos do internacional português na sua contabilidade pela turma das quinas. Primeiro, de penálti, depois, o segundo, numa jogada de entendimento perfeito, com 67 segundos em posse, 33 passes, nove jogadores e golo de Portugal, apontado pelo capitão.

Perante uma ponta final de partida 'demolidora' da Seleção Nacional, com Ronaldo a mostrar que está com 'faro de golo' neste Euro2020, Fernando Mendes, antigo internacional português, diz que ficou dada a resposta aos críticos de Ronaldo.

"Está velho, só marca golos a não sei quem. Não sabemos dar valor ao que temos. Continuo a dizer que me sinto privilegiado por assistir ao que faz o Cristiano Ronaldo", comentou o antigo defesa, aproveitando ainda para elogiar o selecionador nacional, também ele criticado pela estratégia de maior cautela que adota.

"Grandes seleções e grandes jogadores que tivémos ao longo da nossa história mas não ganhamos nada. Foi para lá o Fernando Santos e vamos ganhando. Joga mal, devagarinho mas conseguimos. Somos campeões da Europa em título e vencemos a Liga das Nações. Cá estamos. É assim, o futebol é isto", observou Fernando Mendes.

Para o ex-futebolista, "é difícil ser treinador da Seleção Nacional e é difícil ser jogador." "A Seleção Nacional venceu 3-0 e há pessoas que criticam. Criticam o homem? Temos direito a ter a nossa opinião mas ele não perde há não sei quanto tempo. Vamos ganhando."

Ainda em relação a Cristiano Ronaldo, Fernando Mendes lembra que o português "entrou com dois golos" na fase final do Campeonato da Europa e espera que este possa manter a toada.

"Esperamos sempre algo de excelente e nunca nos deixa ficar mal. Teve uma época complicada no clube. Ele disse que ia aparecer em grande no Campeonato da Europa. Espero que não se fique por aqui", referiu Fernando Mendes, em declarações na CMTV.

O antigo jogador salientou ainda que Cristiano Ronaldo é sempre criticado mas aparece quando a equipa precisa dele. "O Ronaldo está velho, o que anda ali a fazer? Tem que bater o recorde? É o melhor marcador e faz prova disso. Acabou".

E a mesma lógica de Fernando Mendes serve para Fernando Santos. "O engenheiro ganha. É um facto", declarou, lembrando que não pode ser só estrelinha. "Não é estrelinha. Ele é que sabe quando deve mexer na equipa".