Prolongamento
"Esta investigação já fez cair o Vieira. Buscas mancham o nome do FC Porto"
2021-11-25 15:45:00
"Custa-me. Sei o que pensei quando vi o Benfica ser alvo de buscas consecutivas", admite José Fernando Rio

A casa de Pinto da Costa, do filho Alexandre Pinto da Costa, as instalações da SAD do FC Porto e outros locais foram alvo de buscas durante a semana e José Fernando Rio, antigo candidato à presidência dos azuis e brancos, mostra-se desconfortável com tal situação, realçando que, quando o alvo foi Luís Filipe Vieira e a SAD do Benfica, teve pensamentos que, admite, os rivais portistas podem agora ter em relação a Pinto da Costa e ao clube nortenho. E isso deixa-o triste.

"Custa-me. Sei o que pensei quando vi o Benfica ser alvo de buscas consecutivas nos últimos anos a respeito de E-Toupeira e outros processos, casos e investigações. Portanto, com o FC Porto, os adeptos dos outros clubes têm o direito a pensar o que pensei do clubes deles. Não me agrada muito", confessou José Fernando Rio.

O antigo candidato à presidência dos azuis e brancos realça que, nesta altura, "não há a constituição de arguidos do lado do FC Porto, não há acusações, ainda não há nada disso". "E espero que não venha a haver, era sinal de que as coisas estão dentro da legalidade", disse José Fernando Rio.

Em todo o caso, lamenta que o nome do FC Porto seja arrastado para este tipo de situações. "A realidade é que a existência destas investigações, destas buscas no nosso estádio, na casa do presidente, na casa do filho do presidente, na casa de empresários muito próximos do presidente e do filho do presidente mancham um bocadinho, um bocadinho não, mancham o nome do FC Porto".

"Apesar de nada ter sido provado, só o facto de existirem estas suspeitas já mancham o bom nome do FC Porto", considerou José Fernando Rio, acrescentando que Luís Filipe Vieira acabou por deixar o cargo de presidente do Benfica na sequência de processos judiciais.

"Esta própria investigação já fez cair o [ex-] presidente do Benfica. O [ex-] presidente do Benfica também foi alvo destas investigações e já caiu. Teve de abdicar do seu lugar de presidente por causa destas averiguações dessas acusações que foram, entretanto, produzidas em relação a Luís Filipe Vieira e ainda não aconteceram em relação ao FC Porto".

Em declarações no Portal dos Dragões,o antigo candidato à presidência portista, um dos rostos mais críticos em relação à gestão de Pinto da Costa nos últimos anos a nível financeiro, lamenta que o clube enfrente dificuldades de ordem económica anos depois de ser considerado "campeão" no mercado de vendas de jogadores.

"Eu sei que nós sabemos que o FC Porto já foi considerado campeão mundial de vendas, de fazer negócios, de comprar jogadores e vendê-los fazendo muito dinheiro com a compra e venda. Depois olhamos para esta situação financeira é tão frágil que não é compatível com o que foram os tempos áureos."

"Toda a gente estranha um bocadinho que esse poderio financeiro tenha dado a uma situação financeira da SAD do FC Porto", referiu José Fernando Rio, sublinhando aquilo que espera que as investigações do Ministério Público venham a revelar.

"O que é que eu quero? Que as suspeitas sejam investigadas, que a verdade seja apurada, não quero nenhuma verdade em especial, quero a verdade. Espero que, se algumas ilegalidades forem detetadas, que a Justiça possa agir em conformidade".

O antigo candidato faz um apelo à "serenidade" mas, sustenta, que estas buscas não o deixam tranquilo. "É com alguma serenidade que temos de aguardar. Não gostamos porque estão a mexer na nossa casa, estão a investigar os nossos dirigentes mas temos de compreender as autoridades".

Em relação à reação do FC Porto, José Fernando Rio diz que assistiu a um comunicado "defensivo". "O comunicado é muito defensivo e de quem não quer dar muitas explicações. Quando isso acontece, vemos que, afinal, havia mais qualquer coisa. Eu ficava mais tranquilo se perante estas buscas os dirigentes do FC Porto viesse falar abertamente destas situações porque queria dizer que nada tinham a esconder, a temer e tudo é transparente".