Prolongamento
"Em termos de Liga dos Campeões o PSG está igualzinho ao Sporting"
2022-05-24 14:40:00
"Quando Rúben Amorim diz que não vai e que vai permanecer é de confiar", afirma antigo dirigente Dias Ferreira

O nome de Rúben Amorim foi colocado pela imprensa francesa nas cogitações do Paris Saint-Germain, que está a preparar a nova temporada onde o grande objetivo passa pela conquista da Liga dos Campeões, que escapa aos gauleses há várias épocas, apesar de se assumirem sempre, desde que foram comprados por Nasser Al-Khelaïfi, como candidatos a vencer a prova da UEFA.

Dias Ferreira, antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, admite que ficaria "muito triste" com a saída de Rúben Amorim já que o treinador é "quem mais falta faz ao futebol do Sporting". Mas não acredita que esse cenário se possa colocar em breve. "É evidente que o Sporting não acaba, o Sporting continua" mas é um treinador que "satisfaz o clube e os adeptos", salientou o antigo dirigente verde e branco.

"Conseguiu aquilo que há muitos anos não se conseguia", acrescentou Dias Ferreira, sustentando que, em Alvalade, devem fazer "todos os sacrifícios" para manter Rúben Amorim no comando técnico dos leões.

Por outro lado, Dias Ferreira diz que não acredita que o treinador possa deixar Alvalade, depois de ter dito que iria permanecer no emblema liderado por Frederico Varandas.

"É muito claro naquilo que diz e naquilo que faz. O seu discurso é muito fácil. A sua forma de comunicação, aliás, é uma das suas melhores qualidades. Portanto, ele quando diz que não vai e que vai permanecer é de confiar. Acho que temos todas as razões para isso".

Em declarações na rádio Renascença, o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting disse que acredita que "Rúben Amorim tem muito tempo [para sair para um projeto europeu] e vai tê-lo de certeza absoluta para realmente enfrentar grandes projetos".

"Tenho pena que o Sporting não esteja entre esses grandes projetos mas também pode vir a evoluir. O Sporting pode realmente mentalizar-se um dia que por estas razões tem que evoluir também e aumentar o seu background financeiro para conseguir suportar estas situações e competir pelo menos com alguns clubes europeus", defendeu Dias Ferreira, salientando que o clube de Paris pode até ter dinheiro que o Sporting não tem mas ao nível de conquistas de Liga dos Campeões o currículo é semelhante ao Sporting.

"O Paris Saint-Germain tem os jogadores que tem mas até agora ainda não conseguiu ganhar a Liga dos Campeões. Em termos de Liga dos Campeões está igualzinho ao Sporting", afirmou Dias Ferreira.

Os leões nunca conquistaram a Liga dos Campeões nem a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Também o Paris Saint-Germain nunca conseguiu esse objetivo, embora a formação de Paris já tenha sido finalista da Champions, coisa que o leão nunca conseguiu. 

Em relação a Rúben Amorim, Dias Ferreira disse ainda que o facto de o plantel do clube de Paris ter nomes como Messi, Neymar ou Mbappé podem não cativar Amorim.

"Eu acho que quanto mais de luxo for o plantel menos ele o quererá. Em Portugal, temos a mania de querer fazer tudo de um dia para o outro. Acho que o Rúben Amorim tem consciência do seu valor e quer dar passos certos e seguros."

"Deve ir quer crescer com os jogadores e não querer já jogadores crescidos ou jogadores que se julguem vedetas e que sabem mais do que o treinador e que são mais que o treinador. Aquilo que eu vejo é que ele dá passo a passo sem nunca perder o rumo que tem", acrescentou o antigo dirigente dos leões, certo de que Rúben Amorim "não se deixa embriagar, às vezes, pelas consequências do sucesso imediato".

Em relação à cláusula de rescisão, Dias Ferreira desvaloriza essa situação, acreditando que a vontade do treinador tem uma maior importância. "A cláusula de rescisão é pouco importante. É importante mas é muito importante a decisão da pessoa",  afirma o antigo dirigente sportinguista. "Eu penso que o Rúben Amorim não tem essa vontade para já", concluiu.