Prolongamento
“Em Portugal não se pode expulsar jogadores do Benfica”
2021-09-13 19:25:00
Mendes não concorda com palavras de Jesus sobre o lance de Odysseas. E lembra um ‘aviso’ encarnado

O lance protagonizado por Odysseas Vlachodimos, no jogo com o Santa Clara, da quinta jornada da I Liga, mereceu hoje mais um comentário de Jorge Jesus, técnico do Benfica que reiterou que o guardião grego não deveria ter sido expulso.

“Volto a ter a mesma opinião, depois de já ter visto o lance várias vezes. Entendo que o jogador chegou primeiro à bola, tocou primeiro a bola e não tocou no adversário, depois há um contacto fora da área. A lei do jogo diz que é falta, por pé em riste, com cartão amarelo. Foi o que o árbitro fez, e muito bem”, argumentou o técnico, hoje, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Dínamo de Kiev, do grupo E da Liga dos Campeões, que se disputa amanhã na Ucrânia.

Fernando Mendes não concorda com estas palavras e entende que a expulsão acaba por ser determinante, não obstante o Benfica ter goleado por 5-0. “Uma coisa é estar a jogar com 10, outra é jogar com 11”, lembra o antigo defesa, no programa Mercado, relativizando o resultado.

“Temos este lance e temos um penálti claríssimo a favor do Santa Clara que não foi assinalado. O Santa Clara foi prejudicado, claramente prejudicado”, sustenta o antigo futebolista, que contrapões outra frase de Jorge Jesus (o técnico lembrou a expulsão de Helton Leite, na época passada, na meia-final da Taça de Portugal, frente ao SC Braga).

“Jorge Jesus diz que foi errado expulsar o Helton. O que ele está a querer dizer é que é errado expulsar jogadores do Benfica no nosso campeonato. Ninguém pode expulsar jogadores do Benfica. Em Portugal, não se pode expulsar jogadores do Benfica. Se expulsamos jogadores do Benfica, vamos ver o que vai acontecer”, refere Fernando Mendes.

O ex-futebolista lembra o cartão vermelho exibido a Diogo Gonçalves diante do Moreirense. E a reação do Benfica, que através da sua newsletter fez uma observação: “Vamos estar muito atentos”, observou o clube da Luz.

Fernando Mendes considera que essa frase é uma forma de pressão: “Tivemos o Diogo Gonçalves expulso e o Benfica disse ‘a partir de agora vamos estar atentos’. Agora, ele faz uma grande penalidade e passa completamente ao lado. Isto é uma forma de pressão, de aviso à navegação. E parece que está a dar frutos”, lamenta.

Mas não é apenas esta frase do discurso de Jorge Jesus que provoca discordância em Fernando Mendes. O técnico do Benfica coloca o Dínamo ao nível do Bayern e do Barcelona, o antigo futebolista e comentador da CMTV não entende.

“Para mim, o Dínamo é tão forte como o Barcelona ou o Bayern. Se me perguntarem se penso ganhar quando jogar contra o Barcelona, penso. Se contra o Bayern Munique penso ganhar, penso. Contra o Dínamo Kiev é a mesma coisa? Claro que é! Não olho para o Dínamo Kiev de maneira diferente dos outros”, afirmou o treinador encarnado.

Fernando Mendes ironiza. “A única coisa acertada que Jesus diz é que tem de jogar com eles todos. Com todo o respeito que o Jorge Jesus me merece, estar a comparar o Dínamo de Kiev e o Barcelona e ao Bayern Munique... A única coisa que eu vejo de semelhante é o respirar dos jogadores. E terem duas pernas e dois braços. É a única coisa”, diz.

“Estamos a falar do Bayern Munique, uma das melhores equipas do mundo, se não a melhor equipa do mundo, atualmente. E Jesus está a pôr o Dínamo de Kiev ao nível de uma das melhores equipas do mundo. A única coisa certa que Jorge Jesus diz e com razão é que vai ter de jogar com eles, claro que tem muito respeito por eles e vai jogar para ganhar. Agora, comparar o Dínamo de Kiev com o Bayern de Munique? Acho uma loucura, mas ele lá sabe”, conclui.

O Benfica visita amanhã o Dínamo Kiev, na Ucrânia, em encontro da primeira jornada do Grupo E da Liga dos Campeões, com início marcado para as 20h00 (hora de Lisboa).