Prolongamento
"Em Lisboa, atropelam-se por um bilhetinho na tribuna", diz Rui Pinto
2021-06-16 18:55:00
Exemplo de autarca húngaro usado para Rui Pinto fazer comparação com políticos na capital lusa

A oferta de bilhetes para eventos desportivos, nomeadamente jogos de futebol, volta a dar que falar. A propósito do Euro2020, que decorre por estes dias em várias cidades europeias, com especial impacto em Budapeste, na Hungria, na ótica portuguesa, já que é lá que está montado o 'quartel-general' dos campeões europeus e é lá que a Seleção Nacional disputa dois jogos da fase de grupos, Rui Pinto, autor do Fooball Leaks, não deixou escapar a oportunidade de deixar uma 'alfinetada' aos que, ainda sem mencionar, na capital portuguesa se "atropelam" para garantir um ingresso para assistirem a jogos de futebol.

O 'pirata informático', que durante algum tempo residiu na capital da Hungria, nota uma diferença entre os agentes políticos húngaros e os portugueses, fazendo questão de, por via de um autarca da capital magiar, deixar uma crítica aos políticos em Lisboa.

"Em Budapeste, o presidente da Câmara, Gergely Karácsony, assistiu ao jogo Hungria-Portugal no meio dos adeptos. Em Lisboa, atropelam-se uns aos outros por um bilhetinho na tribuna", escreveu Rui Pinto, em mensagem deixada na rede social Twiiter.

Ao longo do tempo em que se tornou mediático, por via da criação da plataforma Football Leaks, onde foram divulgados conteúdos relacionados com negócios do futebol, Rui Pinto tem aproveitado para questionar, entre outras coisas, alegadas ligações próximas entre clubes e agentes políticos.

O denunciante Rui Pinto, como se apresenta perante a justiça, 'herói' para uns, 'vilão' para outros, tem lamentado a forma como são usados os ingressos para o futebol por forma a estreitar laços entre agentes desportivos e da política nacional.

Em liberdade enquanto enfrenta o julgamento no âmbito do caso Doyen, Rui Pinto está, contudo, com paradeiro incerto, uma vez que as autoridades portuguesas entenderam colocá-lo num processo de proteção de testemunhas.

Deste modo, por questões de segurança, ao estar inserido no programa de proteção de testemunhas, Rui Pinto encontra-se num local não revelado e com constante proteção policial. 

As ações levadas a cabo por Rui Pinto não se resumem, porém, ao futebol e atividades ligadas a este desporto. O autor do Football Leaks é também autor do Luanda Leaks, onde deu a conhecer dados relacionados com Angola, sendo que, para muitos, a informação passada por Rui Pinto causou “um verdadeiro tremor de terra”.

Em todos estes processos, Rui Pinto tem contado com o apoio mediático de Ana Gomes, antiga eurodeputada e ex-candidata à Presidência da República, que se tem mostrado ao lado do 'pirata informático'.