Prolongamento
"Continuamos a cumprir regulamentos e a espezinhar a verdade desportiva"
2022-01-07 20:20:00
"Eles acham que ir jogar contra os juniores do Estoril ou os sub-23 é a mesma coisa", critica Braz Frade

O FC Porto e o Estoril vão apresentar-se em campo no Estádio António Coimbra da Mota, apesar de terem existido dúvidas ao longo dos últimos dias por conta de um surto de covid-19 que tem afetado o emblema da linha. Os canarinhos submeteram um pedido para o adiamento do jogo mas o FC Porto não aceitou e, perante as novas regras do confinamento para assintomáticos, o Estoril vê-se obrigado a ir a jogo dado que tem atletas dentro do que está estipulado nos regulamentos, recentemente, acordados pelos clubes em assembleia na Liga.

Sobre este tema, João Braz Frade, antigo vice-presidente do Benfica, aproveita para deixar uma lembrança em direção ao Porto, recordando aquilo que o diretor de Comunicação e Informação dos dragões, Francisco J. Marques, disse há não muito tempo sobre o jogo do Benfica no Jamor contra o Belenenses SAD.

A este respeito, João Braz Frade lembra que o clube liderado por Rui Costa cumpriu os regulamentos. E vê que o FC Porto vai agora fazê-lo também. "Até tenho as declarações do Francisco J. Marques", disse, citando-as. "Há sempre quem atire Portugal para o terceiro mundo. Que falta de vergonha", referiu João Braz Frade, citando o que tinha escrito o dirigente portista, numa publicação na rede social Twitter, na sequência do jogo entre Belenenses SAD e Benfica, no final de novembro de 2021, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras.

Para João Braz Frade, afinal, o FC Porto vê-se agora perante uma situação idêntica. "Eles acham que ir jogar contra os juniores do Estoril ou os sub-23 é a mesma coisa. Não é. É um atentato à verdade desportiva mas a culpa não é do FC Porto. Essa é a grande diferença", disse.

Assim, o ex-vice-presidente do Benfica criticou a posição que o FC Porto assumiu anteriormente e aquela que assume agora. "Enquanto eles culpam o Benfica sempre de tudo, eu não culpo o FC Porto de nada. Os clubes é que têm a culpa. Aprovaram o regulamento", acrescentou João Braz Frade.

Em declarações na CMTV, João Braz Frade realça que "o Benfica cumpriu os regulamentos", sendo que, no caso do jogo das águias, o Belenenses SAD não procedeu ao pedido do adiamento do jogo.

"O Estoril pediu e o FC Porto recusou. No plano da verdade desportiva ela é sempre afetada, é a vítima aqui", comentou o antigo vice-presidente benfiquista, certo de que assim "não faz sentido nenhum que existam jogos assim".

"Não interessa de quem é a culpa", sustentou, referindo que, a seu ver, a verdade desportiva sai comprometida. "Isto é bonito? É preservar a verdade desportiva?", questionou.

Assim sendo, para Braz Frade, "continuamos a cumprir regulamentos e a espezinhar a verdade desportiva", concluiu ainda o ex-vice-presidente do emblema lisboeta.