Prolongamento
"É bom que se diga. O Francisco fez a maior parte da formação no Sporting"
2021-11-22 16:55:00
"É um miúdo maravilhoso, filho de uma grande família", revela Octávio Machado

Francisco Conceição tem vindo a conquistar minutos aos poucos na equipa principal do FC Porto pela mão de Sérgio Conceição, pai de Francisco que, reiteradamente, tem destacado que o jovem é visto como outro qualquer jogador, afastando a ligação familiar no que toca à decisão de o projetar no elenco dos dragões.

Aos poucos, Francisco Conceição vai ganhando espaço, tempo de jogo e protagonismo, que ganhou dimensão muito recentemente ao estrear-se a marcar pela equipa principal dos azuis e brancos, em pleno Estádio do Dragão, na conversão de uma grande penalidade. Depois, Francisco Conceição correu para os braços do pai e abraçou o treinador do FC Porto.

“A primeira coisa que me veio à cabeça quando o Francisco me veio abraçar, muito contente por um golo por que esperava há algum tempo, foi dizer-lhe para agradecer ao Mehdi Taremi, que estava estipulado como o marcador de penáltis", explicou Sérgio Conceição, realçando que a decisão de colocar Francisco Conceição a bater faz parte da estratégia de motivação e crescimento do jogador.

"Achei que naquele momento devia dar a oportunidade a outro avançado, o Francisco para mim é igual aos outros. Em casa não, mas eu consigo separar isso muito bem. Distingo o papel de treinador do de pai do Francisco e de outros quatro filhos maravilhosos que tenho", assegurou Sérgio Conceição, que tem realizado os últimos anos da sua formação de dragão ao peito.

Octávio Machado, antigo diretor-geral do Sporting, diz que vê com agrado a afirmação paulatina de Francisco Conceição pelos azuis e brancos mas, sublinha, ser necessário reconhecer também o papel dos leões na formação do jovem enquanto futebolista.

"Conheci o Francisco Conceição no Sporting. É um miúdo maravilhoso, filho de uma grande família mas é bom que se diga também que ele entrou no Sporting nos infantis, na época 2011/12 e saiu nos sub-17, em 2017/18", afirmou Octávio Machado.

O antigo dirigente dos leões, que também já trabalhou no FC Porto, sublinha ainda que é necessário reconhecer que Francisco Conceição saiu de Alvalade para "o Padroense", sendo que só depois chegou aos azuis e brancos, entrando nos escalões de formação dos portistas.

"Fez a maior parte da formação no Sporting", lembrou Octávio Machado, insistindo que Francisco Conceição "é um miúdo maravilhoso" e fazendo votos para que tudo lhe possa correr bem na carreira.

"Desejo-lhe a maior sorte do mundo", endereçou o antigo responsável pelo futebol do Sporting, na CMTV, ele que exerceu funções, recentemente, na altura em que Bruno de Carvalho e Jorge Jesus trabalharam em Alvalade.