O FC Porto está ativo no mercado de transferências e vários são os jogadores cobiçados dos azuis e brancos. Fábio Vieira está a caminho da Premier League e Vitinha é outro jogador 'made in' FC Porto que pode deixar a Invicta, tal como o brasileiro Evanilson, isto numa altura em que alguma imprensa dá conta de que a SAD portista terá recusado uma proposta do Manchester United a rondar os 65 milhões de euros pelo avançado.
Diogo Luís, antigo jogador e especialista económico, diz que não percebe os contornos deste possível negócio de Evanilson pois nota que o brasileiro "fez uma grande época" a nível interno com a camisola dos dragões mas Evanilson "nunca jogou na Seleção e na Liga dos Campeões não brilhou".
A este propósito, o antigo jogador de futebol destaca que o novo treinador do Manchester United poderia contratar Haller, com quem trabalhou em Amesterdão por uma cifra muito inferior aos números que se falam para Evanilson.
"Dei o exemplo do Haller. O Erik Ten Hag se quisesse ia buscar o Haller que custou 33 milhões de euros, um jogador que fez 11 golos na Liga dos Campeões, que fez 47 golos em duas épocas. Estamos a falar de uma bomba. Achamos normal que o Erik Ten Hag fosse contratar o Evanilson por 65 milhões?", questiona Diogo Luís.
Em declarações na CNN Portugal, o antigo jogador realça que "é na Liga dos Campeões que eles se valorizam e que se compram os melhores".
"O mercado valoriza mais aqueles [avançados] que jogam a Liga dos Campeões porque encontram os melhores centrais", sublinhou Diogo Luís.
Por outro lado, o ex-jogador e especialista económico diz que não compreende as críticas feitas a Jorge Mendes pelas fatias dos negócios que o empresário recebe pela intermediação.
"Quem está errado não é o Jorge Mendes", afirmou Diogo Luís, falando do caso concreto do FC Porto. "O Jorge Mendes diz 'por quanto é que queres que venda o Vitinha?' E os dirigentes do FC Porto dizem 30 milhões. E ele diz que vende por 30 e se vender por mais 50 por cento é dele. Ok. Foi o que ele fez com o Fábio Silva. Quem está mal são os dirigentes do FC Porto. Porquê? Não reconhecem os ativos que têm em casa. Eles não têm noção nenhuma do que têm em casa. Isso é que está mal", afirmou Diogo Luís.
"O Jorge Mendes apenas negoceia aquilo que os outros lhe permitem negociar. Quem está errado no meio disto tudo são os dirigentes do FC Porto que não sabem o que vão fazer", referiu Diogo Luís, certo de que "Jorge Mendes faz o seu trabalho".
"Eles não têm noção que o Vitinha vale 40 milhões", salientou ainda o antigo jogador de futebol e atualmente especialista na área económica.