Prolongamento
Diretor do Canal 11 responde ao treinador de sub-23 do Leixões
Redação
2021-04-07 12:25:00
José Augusto Faria critica comentadora e diz que o futebol é “dos homens do futebol”. Pedro Sousa reage

Uma declaração do treinador de sub-23 do Leixões, após a derrota dos matosinhenses diante do Estoril, por 2-0, resultado que permitiu aos canarinhos sagrarem-se campeões da Liga Revelação, num jogo envolto em polémica, suscitou uma resposta do diretor do Canal 11, Pedro Sousa, durante o programa Futebol Total. 

Na conferência de imprensa, José Augusto Faria teceu uma consideração muito criticada, visando Sofia Oliveira, comentadora do canal 11, que defendeu uma ideia que desagradou ao técnico leixonense. E por discordar com a comentadora, o técnico disse o seguinte, na conferência de imprensa, após o jogo: 

“Há pessoas que não andam no futebol. Pensam que andam. As Sofias desta vida têm de aprender muito para andar no futebol, porque o futebol tem de ser dos homens do futebol”, referiu o técnico.  

As palavras de José Augusto Faria suscitaram uma onda de repúdio, manifestado por diversas personalidades ligadas ao futebol. E o diretor daquela estação televisiva respondeu ao técnico do Leixões, citando Tolstói. 

“Queria deixar aqui duas ou três palavras ao treinador de sub-23 do Leixões, senhor José Augusto Faria. Li algures, e por isso cito, que ‘a mulher é uma substância tal que, por mais que a estudes, sempre encontrarás nela alguma coisa completamente nova’. E é por isso que, aqui no 11, continuaremos a ter as Sofias, as Carolinas, as Marias, as Andreias, as Patrícias, as Margaridas, as Luísas, as Márcias, as Joanas, as Saras, as Bárbaras, as Anas e muito mais”, afirmou Pedro Sousa.  

Sim, elas estão aqui em maioria. Ao senhor José Augusto Faria, que a vida lhe sorria, mas sorria muito. Que aprenda com os erros, que hoje cometeu um monumental erro. Que peça desculpa”, concluiu. 

O técnico do Alverca, António Pereira, também comentador do Canal 11, presente em estúdio, manifestou-se igualmente solidário com a comentadora, numa breve declaração no programa. “Quero dizer-lhe que, como treinador de futebol, estarei sempre do lado dela, porque estas atitudes dos meus colegas têm de acabar”, referiu António Pereira. 

O Leixões também já reagiu, salientando que em nenhum momento Faria criticou as mulheres. "Em defesa da honra e bom nome de José Faria, não podemos calar a revolta pelo assassinato de caráter que estão a fazer a alguém que em nada proferiu qualquer insulto machista. Quando José Faria falou em 'homens do futebol' (...) abordou todo o universo do futebol. Todos, homens e mulheres. Sem exceção. Nós, Leixões, orgulhamo-nos de ter várias mulheres na nossa estrutura e sermos um clube de igualdade de género. Somos um clube inclusivo. Das mães, das filhas, das irmãs. Das Sereias do Mar".

Veja a declaração do treinador de sub-23 do Leixões: