Prolongamento
Desportistas de outras modalidades que tentaram carreira no futebol
Redação
2020-07-28 16:25:00
Vários atletas que hoje são referência em diferentes modalidades já tentaram carreira no desporto-rei

Desporto mais popular do mundo, o futebol é a modalidade mais praticada em todos os continentes do planeta. Por conta de sua extrema relevância, vários dos atletas que hoje são referência em diferentes modalidades já tentaram carreira com a bola redonda. Estrelas do desporto mundial no basquetebol, poker, futebol americano e outras modalidades tiveram os seus respetivos começos no futebol. Confira logo abaixo.

Pascal Siakam, basquetebol

Quem gosta de NBA certamente conhece Pascal Siakam. Um dos jogadores mais importantes dos atuais campeões Toronto Raptors, o atleta do Camarões é um dos homens de confiança do treinador Nick Nurse.

No entanto, antes de tornar-se um jogador de muito destaque na melhor liga de basquetebol do mundo, o camaronês tentava seguir os passos de seus conterrâneos Roger Milla e Samuel Eto’o no futebol.

"O meu primeiro contacto com o desporto foi com o futebol. Nos Camarões, é o principal desporto e quase todos sempre estão a jogar. É uma alegria presente nas relvas. Não fui diferente e joguei desde miúdo", disse o jogador em entrevista ao site The Hamilton Spectator, do Canadá.

Siakam acredita que seu passado no futebol o ajuda a ser um jogador de basquetebol melhor do que a média, como por exemplo a boa ética de trabalho e a movimentação dos pés em jogadas ofensivas.

Joel Embiid, basquetebol

O futebol é muito presente na África e outro exemplo de desportista que tentou carreira na bola redonda antes de jogar outra modalidade é Joel Embiid. Atleta do Philadelphia 76ers, a estrela da NBA tem o futebol como uma de suas principais paixões.

Um fã declarado do futebol, Embiid tentou jogar futebol profissionalmente enquanto ainda miúdo. No entanto, o físico do jogador não ajudou para tal, visto que o camaronês cresceu além da média.

Por conta de seu elevado tamanho, no início da última década Embiid migrou o seu foco para o basquetebol e logo depois tornou-se uma estrela em potencial na melhor liga de basquetebol do mundo. Apesar de ser profissional no basquetebol, a estrela dos 76ers normalmente joga partidas de futebol amistosas em diversos países.

Ramon Colillas, poker

Da Espanha, Ramon Colillas não é tão famoso mundialmente como Siakam e Embiid, mas o jogador de poker é uma das maiores promessas da modalidade e é conhecido por aqueles que praticam o desporto das cartas. Hoje um dos maiores campeões do poker e com um currículo impressionante na modalidade, Colillas começou sua trajectória em outro desporto: o futebol.

Quando miúdo, o principal objetivo profissional de Colillas era tornar-se uma referência no futebol. Adepto do Barcelona, ele chegou a atuar com destaque pela Universidade de Vic, mas não teve continuidade no relvado devido a uma lesão no joelho que colocou ponto final em sua trajetória no futebol.

Apesar de não ter tido a chance de jogar futebol profissional por conta de sua lesão, Colillas segue conectado ao futebol por meio de sua paixão com o Barcelona e frequentemente acompanha as partidas da equipa no Camp Nou.

Ndamukong Suh, futebol americano

Para encerrar a lista, vale citar Ndamukong Suh, jogador de futebol americano que atualmente defende o Tampa Bay Buccaneers, time da Flórida que agora conta com Tom Brady.

Suh tem um físico ideal para jogar como defesa no futebol americano, mas quando miúdo o estadunidense sonhava em ser um jogador de futebol. "Em todo lugar que eu ia tinha uma bola de futebol do meu lado", disse uma vez em entrevista ao site Stack.

O jogador cresceu com Thierry Henry como o seu principal ídolo. A paixão de Suh pelo futebol era tão grande que o seu pai o mandou para a Europa quando miúdo para que Suh pudesse tornar-se um jogador profissional.

Devido ao seu enorme crescimento físico, rapidamente Suh tornou-se inapto para jogar futebol em alto nível e dedicou suas atenções ao futebol americano. No entanto, mesmo sendo profissional em outra modalidade, ocasionalmente o jogador dos Buccaneers participa de partidas amistosas com a bola redonda.