Prolongamento
"Desde que saiu o Jonas a vantagem nos penáltis passou para Sporting e FC Porto"
2022-01-18 10:00:00
"Benfica atacou muito contra o Belenenses SAD. Atacou várias vezes", diz Fernando Mendes

O Observatório do Futebol (CIES) analisou 31 ligas europeias e chegou a algumas conclusões relativamente à questão das grandes penalidades, fixando um ranking penáltis que, no caso português, mostra que FC Porto é 'campeão' na marca dos 11 metros, seguido pelo Sporting, enquanto que o Benfica está mais atrás dos rivais nesta vertente.

Deste modo, segundo a análise realizada pelo CIES, que levou em conta as grandes penalidades marcadas desde a temporada 2018/19, é possível verificar que os dragões e os leões fazem parte do 'top 10' das equipas que mais grandes penalidades tiveram marcadas a seu favor, sendo que o Benfica não marca presença no 'top 100'.

Os números deste estudo revelam que os azuis e brancos beneficiaram de uma grande penalidade a cada 272 minutos de jogo, ao passo que o atual campeão nacional, o Sporting, conquistou uma grande penalidade a cada 287 minutos, de acordo com a amostra analisada que, recorde-se, surgiu desde a época 2018/19.

Perante este estudo, as conversas têm sido várias, tal como os comentários e uma pergunta fica no ar: Será este ranking resultado da forma de jogar das equipas ou dos critérios das arbitragens? 

A este propósito, Fernando Mendes, antigo jogador de Sporting, FC Porto e Benfica, entre outros clubes, diz que se chega a este tipo de dados perante a forma de jogar das equipas.

"É da forma de jogar", afirmou Fernando Mendes, justificando que quer dragões quer leões têm esta margem de diferença em relação ao Benfica, no caso português, devido à forma de atacar das equipas.

"O Sporting normalmente ataca muito, o FC Porto ataca muito. Do que eu vejo, o Benfica atacou muito contra o Belenenses SAD. Atacou várias vezes. É normal as equipas grandes atacarem mais. Isso é normal", comentou Fernando Mendes.

Assim, e perante esta realidade, o antigo jogador de futebol aproveitou para lançar uma alfinetada em direção ao rival encarnado, último dos ditos 'três grandes' neste ranking de penáltis assinalados.

"Esta vantagem passou para o Sporting e para o FC Porto desde que saiu o Jonas do Benfica", disse Fernando Mendes, insistindo. "Desde que saiu o Jonas", reiterou Fernando Mendes sobre um assunto que mereceu também uma nota de apontamento por parte do ex-futebolista Diamantino Miranda.

Com sorrisos à mistura, o antigo jogador lá foi dizendo que "saiu o Jonas do Benfica e entrou o Taremi no FC Porto" e, "bem, e disparou" este ranking para o lado dos azuis e brancos.