Prolongamento
"Deixemo-nos de história. Sporting e FC Porto são grandes mas Benfica é Benfica"
2021-10-18 11:20:00
"É importante que apareçam outros Ruis Costas no futebol", apela 'Professor' Neca

O nome Manuel Gonçalves Gomes pouco dirá ao comum dos adeptos de futebol mas, se for referido que se trata do Professor Neca, aí a memória futebolística já levará, por certo, o leitor para uma das figuras icónicas do futebol nacional ao longo dos anos. Treinador, observador, preparador físico, o 'Professor' Neca colecionou já uma vasta experiência internacional em clubes em diferentes regiões mas também em Portugal. Num olhar à realidade desportiva, 'Professor' Neca destaca a dimensão que o Benfica tem no futebol.

"O Benfica é o Benfica, deixemo-nos de histórias. O Sporting é grande, o FC Porto é grande, mas o Benfica é o Benfica", afirma o treinador português, de 70 anos, aproveitando para destacar que vê com bons olhos a entrada de Rui Costa no cargo de presidente do Benfica, depois de vencer a recente eleição para os órgãos sociais no clube da Luz.

"Ainda bem que o Rui Costa é presidente do Benfica. É um homem que é do futebol, entende o futebol, identifica-se com o futebol e, seguramente, vai fazer um bom trabalho no Benfica. É importante que apareçam outros Ruis Costas no futebol", aconselha o treinador que, apesar de ter já desempenhado múltipas e variadas funções no futebol entende que lhe falta ser diretor desportivo. De resto, 'Professor' Neca não esconde o desejo de ainda realizar essa tarefa.

Até porque, diz, esse cargo é fundamental para o desenvolvimento dos clubes e para que os clubes possam vencer. "A vida dos presidentes é difícil, porque não são bem aconselhados", lamenta, falando da importância que tem este cargo na dinâmica de um clube.

"Quem está perto da administração, dos jogadores e dos treinadores, na generalidade, não tem competências para ajudar a que exista uma comunicação estreita, limpa e sem conflitos", destaca 'Professor' Neca.

Em entrevista ao Bola na Rede, o técnico aproveitou ainda para falar sobre Paulinho, jogador que começou a dar os primeiros passos num clube da região de Barcelos, de onde 'Professor' Neca também é natural. De resto, o técnico diz que conheceu e apostou cedo no agora avançado dos leões, destacando que confia nas capacidades do atacante.

O 'Professor' Neca lembra que a administração do Sporting gastou "uma pipa de massa" para contratar Paulinho ao SC Braga mas acredita que o dinheiro foi bem investido.

"O Paulinho já chegou à Seleção e vai voltar a chegar à Seleção. O SC Braga baixou muito por lhe faltar o Paulinho", analisa o treinador, salientando que o Sporting cresceu com a inteligência tática de Paulinho.

"O que ele trabalha para a equipa, em termos coletivos, é de uma importância enorme", esclarece 'Professor' Neca, em defesa de um avançado que tem sido muito questionado.