Prolongamento
Defesa de Rui Pinto arrola Edward Snowden como testemunha
2020-02-15 15:50:00
Antoine Deltour, responsável pelos Luxleaks, é outro denunciante 'convocado'

William Bourdon, um dos advogados de Rui Pinto, anunciou que vai chamar como testemunha Edward Snowden, o antigo analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) que denunciou o vasto programa global de vigilância ilegal.

De acordo com o advogado, citado pelo jornal O Público, será também arrolada como testemunha de Rui Pinto o denunciante do Luxleaks, Antoine Deltour.

No caso de Snowden, de 36 anos, terá de ser um depoimento por videoconferência, uma vez que o norte-americano se encontra em asilo na Rússia.

Já Deltour, de 34 anos e que chegou a ser condenado a um ano de prisão com pena suspensa, está em liberdade, após o Supremo Tribunal do Luxemburgo lhe ter concedido, em 2018, o estatuto de denunciante.

Estas duas testemunhas de Rui Pinto foram, nos respetivos casos judiciais, defendidas pelo mesmo advogado, William Bourdon.

A defesa do hacker português vai ainda arrolar eurodeputados e "outras figuras de interesse", prometeu o advogado.

 

Rui Pinto, em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, vai responder em tribunal por 90 crimes, nomeadamente seis crimes de acesso ilegítimo, 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, um de sabotagem informática e um de tentativa de extorsão.