O Ajax passeou durante a fase de grupos da Liga dos Campeões e somou por vitórias todos os seis encontros realizados. A turma de Amesterdão foi ainda capaz de aplicar goleadas aos adversários; venceram 5-1 frente ao Sporting em Alvalade e 4-0 diante do Borussia Dortmund, entre outros resultados de destaque.
Nos oitavos de final, a formação orientada por Erik ten Hag tem pela frente o Benfica, de Nélson Veríssimo, mas não primeira mão não foi além de um empate a duas bolas na Luz. A atitude competitiva dos jogadores encarnados rendeu elogios da crítica, até porque a época internamente tem sido abaixo dos desejos dos benfiquistas.
Daí que o empate a duas bolas, depois de o Benfica estar até por duas ocasiões em desvantagem, tenha deixado com algum contentamento a massa associativa encarnada e com esperanças de que o clube lisboeta possa chegar aos quartos de final da prova milionária.
Só que este Ajax não é um 'tubarão', na leitura que Maniche faz. Aliás, o antigo centrocampista internacional português considera que, depois de ver o emblema de Amesterdão a jogar, tendo enfrentado já duas equipas lusas nesta edição da Champions, acredita que se tivessem pela frente o FC Porto, era "amassados".
"Arrisco-me a dizer até que se este Ajax jogasse contra o FC Porto era amassado. Isto é a minha opinião", afirmou Maniche, que representou Benfica, FC Porto e Sporting durante a sua carreira, entre outros emblemas internacionais.
O antigo centrocampista português, campeão europeu pelos dragões em 2004, vencedor da Taça Intercontinental pelos azuis e brancos, entre outros troféus alcançados pelos azuis e brancos, reiterou que o FC Porto de nível Champions League ultrapassava o emblema de Amesterdão.
"Um FC Porto de Liga dos Campeões a jogar com este Ajax, este Ajax era amassado. É a minha opinião", inisitiu Maniche, em declarações no canal 11, enquanto o painel se mostrava surpreendido com a declaração do antigo médio.
"É a minha opinião. Pronto. Vale o que vale", continuou Maniche, explicando ao que se queria referir quando empregava a palavra "amassar" no contexto de um eventual jogo do FC Porto contra o Ajax.
"Amassar a nível de pressão e ganhava fácil, do meu ponto de vista", considerou Maniche, não deixando, contudo, de elogiar os jogadores do Ajax.
"Os jogadores do Ajax são muito evoluídos e fazem a diferença", destacou, porém, entendendo que "não é fácil jogar a Liga dos Campeões".
E por isso elogiou também o comportamento dos jogadores do Benfica no Estádio da Luz. "O Benfica teve melhorias assinaláveis", referiu Maniche.
Por outro lado, o antigo internacional português até admite que o Benfica poderia ter vencido a partida, que terminou empatada a duas bolas. Mas, para isso, o Benfica precisava de ter, na ótica de Maniche, "qualidade e classe no último terço".
Ainda em relação ao Ajax, Maniche identificou "debilidades a nível defensivo" de uma equipa "muito frágil" no processo mais recuado na proteção à sua baliza.
Nesse sentido, Maniche acredita que a eliminatória continua em aberto para o jogo da segunda mão, que se vai realizar em março na Johan Cruijff Arena, na capital dos Países Baixos.