Prolongamento
Conselho de Disciplina fecha Alvalade por um jogo por causa de Amorim
2021-06-01 13:05:00
Em causa queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou que o Sporting terá de cumprir uma sanção de interdição do Estádio de Alvalade por um jogo, tendo sido ainda multado em 9.563 euros, na sequência de uma queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol relativamente às habilitações de Rúben Amorim.

O organismo federativo faz saber ainda que, após uma análise do caso, decidiu absolver Sporting e Rúben Amorim das suspeitas que sobre eles recaíam relativamente a eventual fraude relacionada na celebração de contratos.

O Conselho de Disciplina faz saber também que o treinador Rúben Amorim foi absolvido "em virtude da prescrição do procedimento disciplinar" no que respeita à infração ao artigo 140 do regulamento.

No entanto, o Sporting é castigado com base no artigo 82 do Regulamento de Competições da Liga sobre as habilitações de treinadores. Também entende o Conselho de Disciplina que existiu uma infração ao artigo 118 sobre "inobservância qualificada de outros deveres".

Este processo iniciou-se com uma participação apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), em março de 2020, que, segundo o clube, resultou na “acusação contra a Sporting SAD e o seu treinador Rúben Amorim, alegando existir fraude na inscrição de Rúben Amorim como treinador, e pretendendo ver o mesmo condenado a uma sanção de um a seis anos de suspensão de atividade”.

Rúben Amorim foi ainda constituído arguido num processo disciplinar, juntamente com o SC Braga, "sobre o cumprimento dos deveres relativos às suas habilitações mínimas para as funções contratadas e os correlativos deveres que impendem sobre as sociedades desportivas de manterem um quadro técnico conforme aos normativos exigidos e, de todos os agentes, celebrarem contratos não dissimulados".

Contratado em março de 2020 pelo Sporting, Rúben Amorim tem vindo a enfrentar críticas por parte da Associação Nacional de Treinadores de Futebol por não ter o curso de nível IV para treinar equipas da I Liga.

O técnico está inscrito no curso, esperando completá-lo, em breve, para que possa assumir as funções de forma legal em pleno. Em virtude de estar inscrito, Rúben Amorim já teve permissão para frequentar a área técnica nos estádios e para prestar declarações na zona de entrevistas rápidas.