Prolongamento
"Conseguimos provar que temos os títulos. Não nos conformamos"
2022-06-15 10:50:00
Leões querem reconhecidas 23 conquistas do campeonato nacional

O Sporting tem vindo a assumir que é detentor de 23 campeonatos nacionais e chegou mesmo a entregar um documento na Federação Portuguesa de Futebol para sustentar esta tese. O organismo federativo tem vindo a analisar o caso e solicitou estudos académicos e independentes entre prestigiadas universidades portuguesas e, de acordo com a imprensa, a tese verde e branca irá 'cair por terra'.

De acordo com os dois pareceres sobre categorização dos títulos nacionais desde 1921/22, feitos pela denominada Comissão Independente para Análise dos Títulos Nacionais (CIATN), que já estão na Federação Portuguesa de Futebol, em nenhum deles o Sporting passará a ter 23 campeonatos nacionais. Esta situação será discutida em Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol no final do mês mas, em Alvalade, há quem não compreenda como é que é possível que nenhum dos estudos académicos veja legitimada a pretensão verde e branca de passar a ostentar 23 campeonatos nacionais como, de resto, a nível interno, o Sporting já faz questão de revelar no autocarro, por exemplo, ainda que a nível oficial o tema não tenha sido determinado.

Menezes Rodrigues, antigo presidente do Conselho Fiscal do Sporting, lamenta que não venha a ser dada razão ao clube verde e branco nesta situação.

"Conseguimos provar que temos os títulos. É a história. Não nos conformamos", afirmou Menezes Rodrigues, ex-dirigente, não concordando que este tema seja submetido a votação.

"A história não é passível de votação. É uma aberração", considerou Menezes Rodrigues, que reagiu em declarações ao jornal O Jogo, onde também Filipe Soares Franco comentou este tema. Porém, o antigo presidente do Sporting tem uma visão ligeiramente diferente de Menezes Rodrigues.

"Não percebo, reivindicarmos uma competição que hoje não existe. Querer integrar campeonatos em Ligas ou em Taças não é histórico e não faz sentido nenhum. É mais importante a forma como se ganha", comentou Filipe Soares Franco, antigo presidente do Sporting.

O tema da categorização dos títulos nacionais foi uma batalha iniciada por Bruno de Carvalho que Frederico Varandas deu continuidade no seu mandato.

Esta situação tem levado a diferentes interpretações entre sportinguistas, rivais e especialistas na matéria, pelo que caberá agora à Federação Portuguesa de Futebol em Assembleia Geral ter a decisiva palavra, sendo que o tema poderá não cair no esquecimento e ter continuidade em tribunais.

Em relação a estes dois pareceres da Comissão Independente para Análise dos Títulos Nacionais o Sporting é o menos beneficiado dos chamados três grandes.