Prolongamento
"Confundir a fama dos líderes com vaidade conduz futebol a destino injusto"
2022-02-28 11:35:00
Antigo treinador do FC Porto deixa críticas aos leões

O FC Porto visita o Estádio de Alvalade na próxima quarta-feira para o primeiro de dois encontros entre leões e dragões para decidir qual dos dois rivais vai marcar presença na final da Taça de Portugal. Porém, na memória dos adeptos ainda estão o encontro de há poucas semanas para o campeonato que terminou com desacatos e trocas de argumentos quer físicos quer de palavras.

Frederico Varandas chegou mesmo a queixar-se que saiu do Estádio do FC Porto sem a carteira e o telemóvel, deixando duras críticas em direção ao presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa. E com novo embate no horizonte, a rivalidade volta a fazer-se notar.

Do lado portista, António Oliveira, antigo jogador dos azuis e brancos, diz que nessa ocasião "o Estádio do Dragão teve visitantes que não conseguiram manter a classe, a qualidade e o respeito que todos merecem".

O antigo internacional português, que chegou a representar as cores do Sporting também, diz que não compreendeu a atitude dos leões na visita ao reduto portista.

"Qual a razão para tanta provocação, mau perder e procurar criar cenários de vitimização e quem foram os incendiários iniciais?", interrogou António Oliveira.

O ex-selecionador nacional português, que chegou a ser treinador do FC Porto, diz que "há dirigentes com formas de intervenção inaceitáveis, com discursos de insinuações, acusações constantes e suspeições".

No entender de António Oliveira, esses dirigentes "não trouxeram mais-valias para o futebol e apenas potenciam conflitualidade imparável".

"Confundir a fama dos líderes com a sua vaidade mediática, a utilização de linguagem polémica e destrutiva, conduz o futebol para um destino injusto", afirmou António Oliveira, em declarações num artigo de opinião no jornal A Bola.

"Quando presidentes de clubes dão imagem de condutores de guerreiros, estão a construir um caminho destrutivo", acrescentou ainda o antigo jogador e treinador dos portistas.

Em luta intensa pela conquista do campeonato, leões e dragões cruzam-se também na tentativa de se manterem em prova na segunda competição lusa.

Os dois conjuntos voltam a encontrar-se num confronto em dois jogos quatro anos depois de os ‘leões’, então comandados por Jorge Jesus, terem superado o FC Porto, já de Sérgio Conceição, nas meias-finais da edição 2017/18.

O Sporting tem vantagem sobre o FC Porto nos duelos a duas mãos entre as duas equipas na Taça de Portugal em futebol, ao somar cinco apuramentos, contra quatro dos ‘dragões’, em vésperas do 10.º confronto.